×

Policial

Ex-deputado Francisco Tenório ficará preso em Casa de Custódia

Ex-deputado Francisco Tenório ficará preso a disposição da justiça

O ex-deputado federal Francisco Tenório (PPS), chegou à capital alagoana por volta das 15h04min desta quinta-feira (02), sendo encaminhado diretamente à Casa de Custódia da Polícia Civil, no bairro do Farol, em Maceió. O ex-parlamentar foi preso na noite desta quarta-feira, em Brasília, acusado de ser um dos mandantes do assassinato do cabo Gonçalves, ocorrido em 1996.

Francisco Tenório chegou à Casa de Custódia escoltado por policiais federais, mas em nenhum momento demonstrou nervosismo. O ex-deputado adentrou o recinto onde ficará detido e à disposição da Justiça sem falar com a imprensa.

Falando com a imprensa o superintendente da Polícia Federal (PF) em Alagoas, delegado Amaro Vieira, informou que a prisão de Francisco Tenório atendeu a um pedido feito pelo Ministério Público. “Nós apenas realizamos o procedimento, trazendo-o até Maceió, mas como o inquérito em que ele é investigado pertence à Polícia Civil, ele não ficará sob nossa responsabilidade”, disse o superintende.

O ex-deputado que é delegado de polícia afastado, chegou à Casa de Custódia acompanhado da esposa Rita Tenório, que é prefeita de Chã Preta. Ele chegou sem algemas e não falou absolutamente com ninguém sobre sua prisão. Antes de chegar ao local onde ficará a disposição da justiça, Tenório foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Maceió, onde foi submetido a exame de corpo de delito.

Foro Privilegiado

A prisão de Francisco Tenório aconteceu após o parlamentar ter perdido a eleição e consequentement, o foro privilegiado que detinha. Com a derrota do parlamentar foi solicitada pelo de imediato pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) e pela promotoria do Júri a prisão de Tenório o que foi acatado e decretado em conjunto pelas 7ª e 17ª Vara Criminal da Capital.

Currículo

José Francisco Cerqueira Tenório que exerceu por três vezes consecutivas o mandato de deputado estadual por Alagoas é formado em direito. Atualmente é presidente estadual do Partido da Mobilização Nacional – PMN de Alagoas.É delegado de carreira e já presidiu o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), quando exerceu a atividade de escrivão da Polícia Civil de Alagoas