Os ex-comandantes do 11º Batalhão de Polícia Militar, sediado na cidade de Penedo, distante 160 km da capital alagoano, Marcus Aurélio Pinheiro e Edivaldo Santos, foram promovidos na última semana a mais elevada patente militar que é o cargo de coronel.
Quando da passagem dos dois militares por Penedo, ambos assumiram o comando do 11º BPM, como tenentes-coronéis, desenvolvendo um bom trabalho na região que compreende uma área que se estende de Coruripe, município localizado no litoral sul do estado até São Braz, cidade ribeirinha às margens do Rio ao Francisco.
Coronel Pinheiro chegou a cidade de Penedo e de imediato buscou resgatar os trabalhos do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, além de interagir com a comunidade penedense no combate a criminalidade que teve significativa redução. Mesmo sem a existência de uma polícia comunitária na cidade, Coronel Pinheiro fez questão de levar tendas para bairros considerados violentos para que fossem desencadeadas operações que coibissem as práticas delituosas.
O comandante Edivaldo Santos registrou uma rápida passagem por Penedo, mas deixou a cidade após dar continuidade ao trabalho iniciado por seu antecessor, promovendo o combate a criminalidade em toda a área do batalhão, inclusive com estouro de bocas de fumo, recuperação de veículos roubados, recapturando foragidos e cumprindo diversos mandados de prisão.
As promoções dos militares para os cargos de coronéis foram publicadas na última semana no Diário Oficial do Estado de Alagoas.