×

Política

Exatta: Renan Filho amplia vantagem sob demais candidatos ao governo de Alagoas

Última pesquisa do instituto, aponta vitória de Renan Filho no 1º turno

A Exatta divulgou nesta sexta-feira, 03, mais uma pesquisa de intenção de votos para o Governo de Alagoas. No levantamento do instituto, que é o último antes do 1º turno das eleições do próximo domingo (5), o candidato Renan Filho (PMDB) ampliou a vantagem sobre os adversários.

O peemedebista conta com 48% das intenções de voto. Benedito de Lira (PP) segue em segundo lugar, com 23%. Júlio Cezar (PSDB) surge em terceiro, com 3%. Mário Agra, do PSOL aparece sem seguida com 2% das intenções de votos. 10% não souberam responder e 13% não votariam em ninguém.

O instituto também simulou um eventual segundo turno, mesmo sendo pouco provável caso os números apresentados sejam confirmados no domingo próximo. Nele, Renan Filho também venceria com 54% das intenções de voto contra 27% do pepista. Brancos e nulos são 13%, e outros 6% não souberam responder.

Foram ouvidas 1.200 pessoas entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%, isso significa que se forem feitos 100 levantamentos em 95 deles o resultado será semelhante. A pesquisa foi encomendada pelo Pajuçara Sistema de Comunicação e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 525/2014, e também no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) sob o número 9/2014.

Último levantamento

Na última pesquisa realizada pela Exatta e divulgada no dia 04 de setembro Renan Filho (PMDB) aparecia com 40%; Benedito de Lira (PP), com 27%.

Senado

O senador Fernando Collor de Mello (PTB) continua liderando a disputa pelo Senado Federal com 48% das intenções de voto. Heloísa Helena, do PSOL, vem em seguida com 34%. Omar Coêlho, do DEM, agora aparece com 7%. Marcos Aguiar e Elias Barros pontuaram 1% Oldemberg Paranhos, do PRTB e Coronel Brito, do PEN, não pontuaram.

Presidência

A Exatta também ouviu os alagoanos sobre a disputa à presidência da República. A presidente Dilma Roussef continua liderando a preferência do eleitorado alagoano com 51%. Marina Silva, do PSB, agora aparece com 26%. Aécio Neves, do PSDB, aparece com 13%. Rui Costa, do PCO, não atingiu 1% das intenções de voto. Luciana Genro, do PSOL, aparece com 1%. Agora 5% se declararam indecisos e 3% não votariam em nenhum dos candidatos.

Pastor Everaldo, do PSC, manteve 1%. Eymael, do PSDC, Zé Maria, do PSTU; Mauro Iasi, do PCB, não atingiram 1%.

Segundo turno

Dilma x Aécio

O instituto também fez duas hipóteses de segundo turno. Entre Dilma e Aécio, a candidata do (PT) venceria com 59% contra 32% de Aécio Neves (PSDB). 7% não votariam em nenhum dos dois. Indecisos agora são 3%.

Dilma x Marina

Numa eventual disputa entre Dilma Rousseff e Marina Silva; Dilma teria 57% e Marina 35%. 6% não votariam em nenhuma das duas e 3% estão indecisos.