×

Maceió

Exames de mamografia realizados na Carreta da Mulher são entregues em unidade de saúde num prazo de sete a dez dias

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS). por meio da coordenadoria geral dos Distritos Sanitários da capital, informa às mulheres que fizeram ou vão fazer o exame de mamografia na Carreta da Mulher no Benedito Bentes – onde a unidade móvel está desde 18 de fevereiro e ficará até 18 de abril – devem pegar o resultado na Unidade de Saúde Hamilton Falcão, no Benedito Bentes I, num prazo de sete a dez dias. Apenas os exames de ultrassom da mama e endovaginal são entregues no mesmo dia, minutos depois da realização do procedimento, na própria unidade móvel.

“Os exames de mamografia necessitam do laudo médico. Semanalmente são recolhidas as mamografias, levadas para a análise e o laudo médico é entregue na unidade de saúde Hamilton Falcão. Somente após isso é que a dona do exame poderá recebê-lo”, explica a coordenadora geral dos distritos sanitários, Flávia Melro, que complemento esclarecendo que os exames de ultrassonografia, por serem mais simples, são entregues nos mesmo dia do procedimento.

Saúde da Mulher

A Carreta da Mulher chegou a Maceió n o dia 14 de janeiro e ficou durante um mês na Praça Pingo D Água no Vergel, região do 2º Distrito Sanitário. Da mesma forma, os resultados das mamografias foram levados para avaliação e laudo médico na Unidade de Saúde Roland Simon, no Vergel. “Procuramos uma unidade de saúde que fique na mesma região administrativa onde está a unidade móvel; pois isso facilita a vida das mulheres”, esclarece Flávia.

A Carreta da Mulher realizou de 18 de janeiro até 18 de março, 2.157 exames, sendo 769 mamografias e 1.388 ultrassonografias (endovaginais e da mama). Desse total, 25 exames apontaram para suspeitas de câncer de mama e colo de útero. As mulheres que tiveram diagnósticos suspeitos foram e estão sendo atendidas por um especialista que as encaminham para o tratamento específico, ou, se for o caso, fazer os exames pré-operatórios para realização de cirurgia.

No período de 18 de janeiro a 16 de fevereiro a Carreta esteve na região do 2º Distrito Sanitário, na Praça Pingo D’Água, no Vergel. Lá, foram diagnosticados oito casos suspeitos de câncer. A Carreta está na região do 6º Distrito Sanitário desde o dia 18 de fevereiro, na Praça Nossa Senhora das Graças, no Benedito Bentes, onde ficará até 18 de abril. No local, foram descobertos até agora, 17 casos de exames alterados.