Ela é natural do município de São José da Lage, tem 20 anos de idade e possui uma vontade imensa de mudar o mundo. Essa é Dayse Cardoso, concluinte do curso Técnico em Enfermagem do Senac Alagoas. A jovem se mudou para Maceió em 2011, quando decidiu fazer o curso. Receosa por não acreditar que conquistaria um espaço no mundo do trabalho, ela até pensou em morar no estado do Rio de Janeiro, pois acreditava que lá aumentaria suas chances de empregabilidade, mas foi incentivada pelo irmão mais velho a estudar no Senac Alagoas. “Meu irmão, que também já estudou na instituição, foi meu grande incentivador. Eu precisava de uma escola de educação profissional que tivesse reconhecimento nacional e o Senac superou as minhas expectativas”, destaca ela.
Dayse conta ainda que, além de ter adquirido conhecimentos teóricos e práticos, fundamentais ao exercício de qualquer profissão, ela também aprendeu a visualizar o paciente como ser humano – o que, segunda ela, faz toda a diferença. “No Senac, aprendi que o paciente necessita não apenas de cuidados médicos, mas também precisa ser humanizado. Hoje em dia, o campo profissional é carente disso: de olhar o outro como pessoa, envolvendo o cuidado integral do ser humano”, ressaltou.
Durante o curso, a jovem compôs o grupo dos primeiros colocados na seleção de estágio do Hospital Universitário Professor Alberto Nunes. Durante seis meses, ela vivenciou o que de fato é a prática profissional, estagiando na UTI geral do hospital. Após a conclusão do curso, em abril de 2013, ela foi convocada, juntamente com Iara da Silva, 19, aluna do curso Técnico em Enfermagem, para ser uma das competidoras da Olimpíada do Conhecimento – a maior competição de educação profissional das Américas e que, este ano, será realizada no estado de Minas Gerais.
A jovem afirma que está se dedicando arduamente para a competição. “Estou estudando oito horas por dia para as Olimpíadas. Quando estiver mais perto da realização do evento, vou aumentar em quatro horas meu período diário de estudos”, afirma ela que, recentemente, foi aprovada em um concurso da Perícia Oficial do Estado, para o cargo de Técnico Forense. “O Senac é um divisor de águas na minha vida. A escola me transformou em uma profissional de excelência e me ajudou a ser uma pessoa melhor. Antes, isso era apenas um sonho. Agora, tudo virou realidade”, comemora Dayse.
Emocionada, a responsável técnica pela área de Enfermagem do Senac Alagoas, Magda Mattos, não dispensa elogios à aluna. “Ela sempre foi muito dedicada. O instrutor percebe o potencial do aluno e sabe quando ele vai ser sucesso. Tenho a sensação de dever cumprido. Estou realizada e feliz por ter contribuído para essa conquista”, finalizou.
