×

Alagoas

Evento profissionais que trabalham com usuários de drogas


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta sexta-feira (1º), um seminário direcionado aos profissionais da atenção psicossocial para discutir a importância do local de cuidado para usuários de álcool e outras drogas nos municípios.

Os 150 profissionais participantes puderam trocar experiências com os coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, São José da Tapera e Matriz de Camaragibe, Maceió, Rio Largo e Murici.

Durante o seminário, a psicóloga Lidiane Guedes, coordenadora técnica do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Maxiney Cavalcanti Lima, de São José da Tapera, disse que o atual momento no município é tentar “ampliar as alternativas para o cuidado com os usuários, tanto nos locais especializados quanto no Caps da cidade, para que o dependente não precise se deslocar para um centro maior e que posso ser atendido no próprio território”. O Caps de São José da Tapera está funcionando desde 2005 e possui grupos terapêuticos e as atividades direcionadas para os usuários.

Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências com o médico e mestre em medicina e saúde pela Universidade Federal da Bahia, Antônio Nery, que durante sua fala destacou as atividades desenvolvidas nessa área, na cidade de Salvador. Segundo ele, a maior dificuldade é “conseguir trabalhar na redução de danos, que consiste em reconhecer nos usuários que além dos prejuízos trazido à saúde pelas drogas, também existe o abandono pela família e pela sociedade”.

Segundo a supervisora de atenção psicossocial da Sesau, Paula Vilhena, “o encontro trouxe uma reflexão aos profissionais da atenção psicossocial para que os serviços prestados sejam otimizados no interior do Estado”.