×

Maceió

Evento gastronômico promete fomentar cadeia produtiva da ostra

Semana de atividades do segmento segue até sexta-feira (26)

A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), por meio do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) realizam a partir da próxima segunda-feira (22) uma rodada de reuniões, evento gastronômico e tour de vivência, relacionados ao fortalecimento da cadeia produtiva da ostra em Alagoas.

A semana de atividades do segmento segue até sexta-feira (26) com a reunião do Comitê Gestor, reunindo todos os parceiros- Sepaq, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), Aecid, IABS, Sebrae-AL, ostreicultores e prefeitura dos municípios contemplados nos cultivos.

Os destaques serão as participações internacionais: o representante da Embaixada Espanhola, o coordenador de Cooperação para o Desenvolvimento, Jesus Molina e o chef alemão, especialista em pratos com ostra, Heiko Grabolle, que fará uma apresentação das possibilidades de diversificação do uso do molusco, no evento gastronômico, do dia 24, no Espaço W Gourmet, no restaurante Picuí, do Chef Wanderson Medeiros.

No dia 25, também está previsto o Tour de Vivência nos cultivos de ostra de Palatéia, na Barra de São Miguel e Barreiras, em Coruripe, finalizando com a visita na Depuradora de Ostra, no mesmo município. Além de integrantes dos órgãos envolvidos, alguns representantes da imprensa especializada e chefs dos restaurantes Akuaba e Picuí estarão presentes. Para finalizar o dia será inaugurado um aquário com ostras vivas, no restaurante Akuaba para que o consumidor seja atraído pelo produto fresco e dessa forma, potencialize as vendas.

Para o secretário da pasta Regis Cavalcante, é sempre importante discutir estratégias de fortalecimento de projetos estruturantes, como o da ostra, que beneficia mais de 150 famílias alagoanas do litoral norte ao sul do estado.

“A produção da ostra em Alagoas ainda tem muito a melhorar, porém com o pleno funcionamento da depuradora, situada em Barreiras, Coruripe, o consumidor vai ter a garantia de comprar um alimento que atende aos padrões de sanidade, limpeza, e vai propiciar um selo estadual de segurança alimentar. Na próxima semana vamos unir todos os atores envolvidos no projeto e apresentaremos aos potenciais fornecedores, como restaurantes renomados do estado, o diferencial que é a ostra depurada”, explica o secretário.

De acordo com a coordenadora do IABS em Alagoas, Marcela Pimenta, o projeto de fortalecimento da ostra teve diversas frentes de execução, que contou com a ajuda de vários parceiros, desde a inserção produtiva da ostra até o momento atual, que é a fase de potencializar a comercialização do molusco.

“Há sete meses foi criado, para organizar atividades, recursos e prazos, o Comitê Local da Depuradora, que também vai se reunir na próxima semana e dará o levantamento atual das ações da cadeia da ostra dos cultivos do estado, responsáveis por manter o funcionamento da Depuradora em dia. Além disso, estamos trabalhando junto ao Sebrae-AL para que as quatro associações do estado tornem-se um cooperativa e depois possam andar por conta própria”, completa Marcela Pimenta.

O secretário Regis Cavalcante também fala sobre o valor social incluso no projeto. “Faço um convite aos potenciais fornecedores, que ainda não “compraram” a ideia. São restaurantes, hotéis, vocês podem conhecer os cultivos e a ostra depurada. Não é necessário importar os produtos de outro estado ou país, pois temos aqui e de grande qualidade”.