Cerca de 70 mil pessoas capacitadas em informática básica e outras 200 mil com acesso a computadores e internet, todos de regiões carentes da capital e do interior alagoano. Esses, e vários outros avanços do Programa Alagoano de Inclusão Digital foram apresentados ao governador Teotonio Vilela Filho nesta segunda-feira (1º), pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton.
Em evento realizado na Associação Comercial do Estado, foram destacados todos os avanços do setor nos últimos oito anos, além da entrega de nove quiosques digitais em quatro municípios. Eles se juntam aos mais de 60 Telecentros digitais inaugurados, proporcionando à população alagoana uma nova realidade quando o assunto é inclusão digital.
Entre janeiro de 2013 e julho de 2014, cerca de 12 mil atendimentos foram realizados nos telecentros alagoanos. De acordo com estudo realizado pelo IBGE, Alagoas é o estado brasileiro que mais avançou em número de pessoas com acesso à internet, aumentando em mais de 400% o volume de conectividade à rede mundial de computadores.
“Graças a esse projeto de inclusão, pessoas que não sabiam nem o que era uma plataforma digital, hoje estão usando os computadores de modo a auxiliar seus serviços. Isso é gratificante. O impacto dessas ações é enorme, e emociona. Começamos com um, dois, e hoje são 62 Telecentros em funcionamento. Nosso objetivo é terminar 2014 com 70”, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton.
Mais tecnologia
O governador Teotonio Vilela Filho destacou os resultados do Programa nos últimos anos. Segundo ele, graças às ações de inclusão digital, o Estado agora se consolida na era da tecnologia.
“A inexistência de políticas públicas nesse setor na última década, nos deixou à margem da era digital. Hoje, não mais. Alagoas agora entra, graças a esse trabalho inovador, de vez para o século XXI. Foram vários investimentos feitos no setor, e isso se traduz, também, no grande número de startups lançadas. Estamos plantando uma semente, que irá se germinar com a mesma velocidade do mundo digital”.
Representantes dos municípios de Paulo Jacinto, Quebrangulo, Viçosa e Palmeira dos Índios receberam, das mãos do governador, a chave simbólica que inaugura os quiosques digitais construídos nas cidades. Assim como os telecentros, as unidades funcionam como terminais digitais a serviço da população.
