De 16 a 18 de maio, o tema Síndrome Metabólica na infância: abordagem multidisciplinar será discutido no 3º Fórum Alagoano de Nutrição em Pediatria, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no Jaraguá. O encontro é promovido por residentes multiprofissionais em Saúde da Criança, do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Huppa), e por docentes da Faculdade de Nutrição (Fanut) e do Centro Universitário Cesmac. Desde 2009, o evento reúne estudantes e profissionais de Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Medicina, Farmácia e Psicologia.
Programação multidisciplinar engloba minicursos, mesas-redondas, palestras, apresentações de trabalhos – oral e em pôster -, e exibição do documentário Muito Além do Peso. De acordo com a organizadora do evento, a professora Mônica Lopes, o fórum tem como objetivo promover discussões sobre a Nutrição Materno Infantil. “A escolha da Síndrome Metabólica é devido à alta frequência de crianças com obesidade que procuram o atendimento ambulatorial. Então, o evento estará voltado para discussões sobre as morbidades que acometem crianças com a síndrome. A ideia é investigar a dificuldade de obter resultados com intervenção nutricional em crianças”, ressaltou.
Convidados das mais diversas áreas contribuem com as atividades do fórum. Endocrinologistas, pediatras, farmacêuticos, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos irão estimular e aprofundar os debates, durante os três dias do evento. “Nosso intuito é trabalhar a multidisciplinaridade no que se refere à atenção à criança. Os profissionais precisam interagir entre si, porque isso é fundamental para um atendimento de qualidade”, destacou Mônica Lopes.
Inscrições
A previsão dos organizadores é de que cerca de 700 pessoas participem do encontro, ente estudantes e profissionais. As inscrições já estão no terceiro lote e podem ser feitas no dia do evento, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, local onde acontecerão as atividades do 3º Fórum Alagoano de Nutrição em Pediatria.
