×

Alagoas

Evento debate a realidade da mulher no campo agroecológico

No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, o curso de Agroecologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove a 2ª edição do Café com Agroecologia, desta vez o tema será Mulheres na Agroecologia – Gênero e opressão no campo. A atividade será realizada no dia 23, às 16h30, na Praça da Paz, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

A iniciativa do projeto é do Grupo Agroecológico Craibeiras (GAC), do Centro de Ciências Agrárias da Ufal, junto com a coordenação regional da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab).

Segundo a organização, houve um retorno muito positivo em relação a primeira edição do evento, o que foi um incentivo para a realização de mais este debate.O objetivo agora é discutir a desconstrução e formação de novas ideias de uma sociedade mais justa e igualitária.

Neste segundo encontro, a discussão gira em torno da realidade da mulher na Agroecologia. Foram convidadas para o evento as agricultoras familiares e integrantes do Movimentos Mulheres Camponesas, Maria Lucilene e Rita de Cássia juntamente com Andrea Pacheco, no curso de Serviço Social e coordenadora do grupo Frida Kahlo, que faz estudos de gênero, feminismos e serviço social, entre outros trabalhos que seguem a mesma vertente.

O espaço disponibilizará café e outros lanches para degustação, sendo também aberto para a troca, preparo e degustação de comidas e bebidas diversas, de modo que seja possível valorizar a socioagrobiodiversidade e o clima de confraternização entre os participantes. Os encontros ocorrem mensalmente, em geral na última quarta-feira de cada mês, conforme a disponibilidade de espaço e dos palestrantes.

O evento tem apoio da Pró-reitora Estudantil (Proest), da direção do Centro de Ciências Agrárias, Feira Orgânica da Ufal, Projeto Colhendo Bons Frutos e do Instituto Mundo Unido. Além desses, também participam da organização a Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em Viçosa-MG, servindo de modelo modelo para a estruturação do projeto na Ufal.

Não é preciso realizar inscrições prévias, é necessário apenas que cada participante leve sua própria xícara. Aqueles que quiserem colaborar podem contribuir trazendo lanche de casa.