Um dos mais importantes eventos do segmento de defesa e segurança do país está ocorrendo nesta semana no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A 7ª edição da Mostra BID Brasil (Base Industrial de Defesa) conta com a participação do Ministério da Defesa, e reúne as maiores empresas do mercado, como SAAB e Embraer, além da Agência Espacial Brasileira. Durante o evento, que vai até a próxima quinta-feira (08/12), são realizadas exposições, agenda de negócios, seminários e palestras.
O Ministério da Defesa e as Forças Armadas participam do evento como expositores. A Marinha do Brasil faz exposição de equipamentos de realidade virtual, como simuladores de paraquedas e de sala de comando de navio. Outro destaque é a apresentação do robô expedicionário, que pode ser utilizado para desativar artefatos explosivos, coletar amostras e detectar áreas contaminadas, entre outros.
Já a Força Aérea Brasileira conta com a exposição de uma maquete do F-39 Gripen em tamanho real, a qual está aberta para visitação. Produzido em parceria com a Suécia, o caça é conhecido pela capacidade tecnológica avançada.
A 7ª Mostra BID Brasil conta, ainda, com o lançamento de um Console Lançador de Mísseis (CLM), de um Kit de Guiamento para Foguetes 70 mm (SGH70) e de um Morteiro Guiado 120 mm (SGM-120). Os produtos foram desenvolvidos por uma empresa especializada em armamentos inteligentes.
O CLM é um sistema compacto desenvolvido para lançar mísseis a partir de plataformas de lançamento móveis, como navios e caminhões ou plataformas fixas para lançamentos a partir da costa. Dentre suas funções, é capaz de selecionar e sequenciar automaticamente um míssil de acordo com os dados operacionais recebidos do Sistema de Combate.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMPRAPII) e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) também participam do evento.
A Mostra BID é realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio dos Ministérios da Defesa e de Relações Exteriores.
As visitas à 7ª Mostra BID Brasil podem ser feitas entre 9h e 18h, de 6 a 8 de dezembro, e a entrada é gratuita,