Os 16 documentários premiados na segunda edição do Edital de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos sobre o Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro (Etnodoc 2009) serão exibidos na grade de programação da TV Brasil, às quintas-feiras, a partir do dia 21, à meia-noite.
Entre os documentários, o filme Hoje tem alegria, de autoria e direção de Fábio Meira, ganhou o prêmio de melhor curta-metragem no Festival Internacional “É tudo verdade”. O documentário acompanha o cotidiano de três circos no norte e nordeste do Brasil.
O Etnodoc foi criado em 2007 a partir de um grupo de trabalho composto por especialistas do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e do Departamento de Patrimônio Imaterial, unidades do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) . A gestão do Etnodoc, patrocinado pela Petrobras, é da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, vinculada ao CNFCP.
Os documentários destinam-se à exibição, em redes públicas de TV, festivais e mostras, no sentido de somar esforços e ampliar as ações voltadas para a valorização e a promoção do patrimônio cultural. A veiculação conta com a parceria da TV Brasil, por meio de termo de cooperação firmado com o apoio da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura.
