Já em Saneamento, a média no país é 0,567, mas a cidade ribeirinha investe 0,640 do total de recursos
A Folha de São Paulo divulgou recentemente um mapa detalhado sobre o nível de eficiência das gestões dos municípios brasileiros que foram classificados como “eficiente”, “alguma eficiência”, “pouca eficiência” e “ineficiente”. Penedo aparece na lista em boa colocação.
O estudo, que visa mostrar os investimentos dos municípios brasileiros em saúde, educação e saneamento, revelou que em Penedo é investido mais que a média nacional nas áreas de Educação e do Saneamento Básico.
Na Educação, segundo o estudo, Penedo investe 37% de sua receita total, quando a média no Brasil é 32%. Já em Saneamento, a média no país é 0,567, mas a cidade ribeirinha investe 0,640 do total de recursos.
Na Saúde, Penedo, assim como outros municípios da região, ficou com nota abaixo da média nacional com 0,484 frente 0,500. No entanto, isso se deve ao fato da maioria da demanda local ser atendida através do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas, mecanismo que causou uma grande revolução na área tanto na questão da compra de medicamentos e insumos, como também na oferta de inúmeros exames, inclusive aqueles de alta complexidade.
Os dados variam entre os anos de 2010 e 2015, o que impossibilita uma avaliação com exatidão da real situação dos municípios brasileiros.
