Agregar novos valores e formar multiplicadores do conhecimento são diretrizes adotadas pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para intensificar as ações de reintegração social dirigidas aos internos que cumprem pena no sistema prisional. Nesta quinta-feira (15), 27 estudantes universitários deram um passo importante para se qualificar profissionalmente conhecendo as ações da Seris.
Durante um período mínimo de seis meses, estudantes das três áreas de conhecimento do ensino superior de dezoito cursos receberão orientações e instruções dos servidores penitenciários. Além disso, eles terão papel fundamental ajudando na política de ressocialização do Governo de Alagoas. A partir de segunda-feira (19), eles prestarão serviços na sede do órgão e no complexo prisional, em Maceió.
O secretário da Ressocialização e Inclusão Social, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, apresentou um panorama do sistema prisional e traçou as diretrizes que serão seguidas pelos universitários aprovados no processo seletivo. “Trata-se de um grande desafio. Os estudantes terão acesso a um novo mundo e sem dúvida irão agregar um vasto conhecimento para suas vidas e currículos acadêmicos. Parabenizo a todos pela conquista”.
A estudante de direito Luiza Gomes foi aprovada nas duas fases da seleção, avaliação escrita e entrevista, e está ansiosa para iniciar o estágio. Para ela, o tratamento humanizado da Seris será importante para seu crescimento profissional. “Espero auxiliar na aplicação correta das penas para que elas atinjam seu fim: a ressocialização. Aqui terei uma grande oportunidade para aprimorar meus conhecimentos no âmbito penal”, destacou a estudante.
