×

Alagoas

Estudantes da rede pública realizam pré-matrícula do Pronatec

Estudantes movimentam locais de inscrição do Pronatec

Estudantes do ensino médio matriculados na rede estadual de Educação começam a movimentar os locais de pré-matrícula para os cursos profissionalizantes ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cadastros dos interessados tiveram início nesta segunda-feira (1º) e devem ser feitos até o próximo dia 12. A pré-matrícula pode ser realizada na própria escola, durante o horário de funcionamento, ou nas centrais montadas em Maceió, no Centro de Pesquisas Aplicadas (Cepa), e em Arapiraca, na Escola Estadual Pedro de França Reis, das 9 às 17h.

Para realizar a pré-matrícula, o estudante deve apresentar CPF, comprovante de residência e uma declaração da escola comprovando que está matriculado no ensino médio. Menores de idade precisam estar acompanhados da mãe ou do responsável.

O sistema para cadastro foi disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC). Ao se inscrever, o estudante recebe um comprovante e, em seguida, deve se reportar a instituição para a qual se inscreveu a fim de formalizar a matrícula.

As qualificações são gratuitas e voltadas exclusivamente a alunos do ensino médio da rede pública estadual, com enfoque especial para alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial.
O diretor de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (SEE), José Barboza Neto, afirma que é intensa a procura pelas qualificações. “Os alunos já estão lotando os locais de pré-matrícula. Os cursos são muito bons e os jovens sabem que é uma excelente preparação para ingressar no mercado de trabalho, por isso estão correndo para garantir logo a vaga”, observa José Barboza.

O diretor de Educação Profissional explica ainda que as instituições ofertantes de curso instalaram estandes nas centrais de pré-matrícula para dar suporte aos interessados, encaminhando-os aos cursos de interesse.

Oportunidade de qualificação profissional

Acompanhada pela mãe, Luana Claudino, 16 anos, estudante do 2º ano da Escola Estadual Alberto Torres, se inscreveu para o curso de Padeiro, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A jovem explica a opção. “Escolhi um curso que considero interessante e em um local que fica próximo à minha escola, o que garante que eu não vou precisar me atrasar para a aula”, conta a estudante.

Lenita Claudino, mãe de Luana, diz que prefere não interferir na escolha da filha e reconhece que, futuramente, a qualificação pode ser fundamental na procura por um emprego. “Fico muito feliz que ela esteja aproveitando essa oportunidade, não tenho condições financeiras de pagar um curso para ela. É um grande incentivo para a vida profissional”, reconhece.

Ofertas

Este ano, o Pronatec oferta 10.395 vagas em cursos de diversas áreas, distribuídos em 34 municípios alagoanos. Os estudantes terão transporte e alimentação custeados pelo Programa. Além de demandante, a Secretaria de Estado da Educação também é ofertante de cursos profissionalizantes.

Das 101 opções de capacitações oferecidas, 12 são na modalidade curso técnico, com duração de dois anos e carga horária entre 800 e 1200 horas, e 89 são qualificações de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga de 200 horas.

Além da Educação Estadual, são ofertantes o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/UFAL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Cursos ofertados pela SEE

Os cursos oferecidos pela SEE serão ministrados nos municípios de Arapiraca (Escola Estadual Pedro de França Reis), Maceió (Centro de Educação Profissional Aurélio Buarque de Hollanda e Escola Estadual Benedita de Castro), Coruripe (Centro de Educação Profissional Maria Alice Beltrão), Teotonio Vilela (Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela) e Santana do Ipanema (Escola Estadual Mileno Ferreira).

Os cursos estão divididos em sete eixos tecnológicos: eixo de infraestrutura, que inclui cursos como eletricista e aplicador de revestimento cerâmico; eixo de Turismo, que inclui cursos como barman, garçom, camareira e técnico em hospedagem; o eixo Gestão e Negócio, que inclui cursos de técnico em administração; eixo Ambiente e Saúde, que inclui curso de recepcionista em serviços de saúde e cabeleireiro; eixo de Controle e Processos Industriais, que inclui instalador de acessórios automotivos, soldador, técnicos em análises químicas; eixo de desenvolvimento educacional e social, que atende a uma demanda do Pronatec Copa, ofertando cursos de espanhol básico e intermediário, inglês básico e intermediário; e, por fim, eixo de Informação e Comunicação, que oferece cursos de operador de computador, montador e reparador de computador e desenhista de produtos gráficos.

Para mais informações sobre os cursos ofertados pelo Pronatec aos alunos da rede pública estadual, o interessado deve acessar o site da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte por meio do link http://www.educacao.al.gov.br/educacao-basica/ensino-medio.