Estudantes de escolas públicas que residem nos povoados Capela e Murici, zona rural de Penedo, pedem a volta do transporte escolar. O deslocamento para unidade das redes municipal e estadual estaria suspenso desde a última quinta-feira quando as chuvas destruíram parte da rede de escoamento das águas na comunidade Riacho do Pedro.
O dano impediu a passagem de veículos pesados no local. Troncos de coqueiros foram colocados sobre o riacho, improviso que possibilita o trânsito de pessoas e também carros pequenos, ainda que sob risco de acidente. De acordo com o secretário de Educação de Penedo, Ronaldo Vicente, a solução imediata foi colocar dois ônibus para atender a comunidade.
“Nós participamos de uma reunião ontem (segunda-feira, 19) lá no Riacho do Pedro com a participação de cerca de 150 pessoas. Como houve esse problema na estrada, ficou um ônibus de cada lado da ponte para levar e trazer o pessoal”, explicou o secretário.
Aluno do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, Vinícius dos Santos, confirmou ao Aqui Acontece a medida emergencial, mas reclamou que o responsável pelo serviço nas comunidades atingidas já havia tomado a iniciativa informada pelo secretário municipal.
“Só que ele estava rodando esses dias somente pela manhã, não levou os estudantes da tarde e nem da noite e hoje nós temos três provas, não podemos faltar de jeito nenhum”, argumentou o aluno que espera ter o transporte garantido logo mais à noite.