Teatro, dança e comunicação marcaram a última sexta-feira (10) dos alunos da Escola Estadual Rosalvo Lobo, na Jatiúca, no lançamento do Circuito On. O projeto é desenvolvido por alunos da própria unidade, que utilizarão as ferramentas de comunicação, como rádio, jornal e blog, para disseminar as principais notícias da escola e da comunidade.
Coordenada pela professora Charlene Barros, a iniciativa faz parte de um projeto macro – Modo, movimento de sensibilização, estética e cultura na escola que, além de estimular e desenvolver novos saberes, tem como objetivo despertar nos alunos o interesse pela arte e cultura.
“Estamos vivendo um dia especial. Nossos alunos estão dando um show de conhecimento. Acredito muito no sucesso deste projeto, que envolve toda a escola, servidores e alunos”, declarou a docente.
Além da demonstração dos instrumentos de comunicação produzidos, o evento contou com apresentações de dança e teatro, além da Tenda do Saber, projeto de incentivo à leitura realizado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) em toda a rede estadual.
O primeiro exemplar do jornal, que inicialmente terá produção mensal e impressão de 300 exemplares, trouxe como matéria de capa “Homem x animais”, discutindo a importância dos animais no meio social e a postura dos estudantes com relação aos animais que transitam pela escola.
O veículo de comunicação destacou também as datas comemorativas, como o dia do folclore e o desfile de Emancipação Política de Alagoas, que ocorreu no dia 16 de setembro, no estádio Rei Pelé, no Trapiche. Os conteúdos poderão ser acessados no blogcircuitoon.blogspot.com. Já a rádio funcionará apenas internamente, nos horários de intervalo.
Espaço para se expressar – Para a diretora da escola, Adriana Dantas, o Circuito On, assim como outros projetos pedagógicos, como a Tenda do Saber, tem a preocupação de incentivar a pesquisa e conhecimento, ocupando de forma positiva o tempo livre dos alunos.
“Além dos espaços que já disponibilizamos na escola, como a biblioteca, a sala de leitura e a Tenda do Saber, enxergamos no projeto uma oportunidade de disseminar novos conhecimentos e envolvê-los em um processo de ações sobre a importância da preservação do patrimônio público e exposição de trabalhos nos horários extra aula”, enfatiza.
De acordo com Rani Souza, aluno responsável pelas mídias sociais do projeto, os conteúdos a serem trabalhados serão fatos ocorridos na escola e na comunidade, prometendo ainda ser um espaço rico de interação com o corpo docente, explicando que as notícias do jornal impresso servirão de base para alimentação do blog e também para o rádio.
“Vamos divulgar tudo de interessante que acontecer aqui, mas o espaço também estará aberto à comunidade. Os canais estão ativos já a partir de hoje e serão utilizados pelos professores”, explica.
A expectativa dos outros estudantes que fazem parte da coordenação do Circuito On, Alexsandro Franco, Matheus Medeiros e Lucas Vinícius, é que o projeto se expanda ainda mais no próximo ano, principalmente em termos de infraestrutura.
