×

Meio Ambiente

Estudantes do Ifal representarão Penedo em Conferência Estadual

Dezembro de 2024 marca a realização da 1º Conferência Municipal de Meio Ambiente de Penedo, e o campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) presente na cidade integra esse momento histórico local de construção democrática de políticas públicas ambientais. Além de sediar o evento ocorrido na última quinta-feira, 12, a unidade de ensino participou ativamente das discussões dos eixos temáticos para a elaboração de propostas e teve membros de sua comunidade acadêmica eleitos como delegados para representar Penedo na conferência estadual.

Os eleitos na categoria jovens com idade entre 16 e 24 anos somam oito estudantes do curso técnico em Meio Ambiente: Mariana Moreira, Laura Silva, Matheus Ferreira e José Francisco como titulares; e Paloma Nunes, Helena Beatriz, Mateus Silva e Isaac Oliveira como suplentes. A votação também resultou na escolha da professora Maira Egito como uma das delegadas titulares do segmento Poder Público. Em fevereiro de 2025, na capital alagoana, todos colaborarão para garantir que as demandas e propostas locais sejam representadas nos níveis subsequentes do processo.

A conferência municipal corresponde à primeira etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, com o tema Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica. Promovido pela Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o evento reuniu representantes da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada.

 Após a solenidade de abertura, a programação seguiu com palestra e a apresentação dos cinco eixos temáticos que nortearam as discussões ao longo do dia: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; Governança e Educação Ambiental. Este último foi apresentado pela professora Maira Egito, que já desenvolveu pesquisa sobre o assunto em territórios costeiros próximos ao Rio São Francisco e segue explorando o tema no seu doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFPE).

Para debateram problemas e soluções relacionados a cada um dos eixos, os participantes foram divididos em grupos de trabalho com a missão de articular propostas Submetidas à plenária, foram aprovadas duas de cada grupo, totalizando 10 propostas que serão levadas à Conferência Estadual do Meio Ambiente pelos 24 delegados eleitos (12 titulares e 12 suplentes), entre eles, oito estudantes e uma docente do Ifal Penedo.

Protagonismo do Ifal

Com uma cadeira no Conselho Municipal de Meio Ambiente desde sua criação, em 2019, o Ifal Penedo foi peça-chave para a realização da conferência. “Fomos convidados a integrar a comissão organizadora e assumimos a presidência. Selecionamos 13 monitores entre nossos estudantes e estimulamos a participação de todos os discentes das turmas de 3º ano do curso técnico em Meio Ambiente, liberando-os das aulas regulares do dia”, destacou Pablo Pinheiro, professor da unidade de ensino e membro titular do conselho.

 O professor destacou ainda o papel consolidado do Ifal Penedo como referência regional na formação de profissionais da área ambiental. “Desde a fundação do campus, em 2010, formamos técnicos que atuam na pesquisa, no ensino e na extensão. Nossos estudantes produzem conhecimento científico, aplicam o que aprendem em sala de aula e levam esses serviços à comunidade. Além disso, temos uma trajetória na realização de eventos ambientais ou como parceiro de outras instituições. Posso citar como exemplo as duas sabatinas eleitorais, em 2016 e 2020, que deram aos alunos a oportunidade de questionar candidatos ao cargo de prefeito sobre políticas públicas para o Meio Ambiente. Toda essa mobilização recente para a conferência municipal só reforça nosso compromisso com a formação de profissionais qualificados e com o desenvolvimento sustentável da região do Baixo São Francisco”, enfatizou.

 

Por Ascom/IFAL