Trabalhos foram desenvolvidos por alunos das duas turmas do 4º ano
Estudantes do curso técnico em Açúcar e Álcool do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Penedo, desenvolveram miniestações de tratamento de água.
Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos das duas turmas do 4º ano (manhã e tarde), por meio de uma avaliação da disciplina Tratamento de Efluentes.
Os estudantes executaram o projeto divididos em três grupos e com o aproveitamento de materiais inutilizáveis encontrados no campus, a exemplo de garrafas PET. Como referência teórica, utilizaram artigos científicos indicados pelo professor José Diego Soares.
A visualização prática sobre como funciona uma Estação de Tratamento de Água (ETA) aconteceu com uma visita técnica à ETA do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
As miniestações criadas pelos alunos contemplam as etapas básicas do processo de tratamento da água, tais como a floculação, para a qual se utiliza sulfato de alumínio; a decantação, onde se separa os flocos de sujeira da água; e a filtração, que deixa a água livre das impurezas ao conseguir reter flocos menores de sujeira.
Além da criatividade na construção das miniestações, a nota a ser dada aos alunos levará em conta o resultado das análises laboratoriais que permitirão um comparativo entre a água suja e a tratada. No laboratório do próprio campus, cinco itens deverão ser analisados pelos estudantes: pH (potencial hidrogeniônico), condutividade, acidez, turbidez e cloro residual.
A ideia é que aconteça uma exposição para apresentar a toda comunidade do Campus Penedo as miniestações de tratamento de água e os respectivos resultados laboratoriais.
Segundo o professor José Diego, devido à finalização das aulas para as turmas envolvidas, o evento será agendado após o recesso acadêmico marcado para o período de 11 a 25 de julho.
