×

Maceió

Estudantes do Cepa participam de provas de leitura e matemática

Escolas de todo o Estado iniciaram, nesta segunda-feira (29), a aplicação dos testes do Sistema de Avaliação Educacional (Saveal) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). A avaliação prossegue até a próxima sexta (2) e tem o objetivo de desenvolver uma sistemática de avaliação permanente na rede de ensino, promovendo um diagnóstico da realidade educacional do Estado como forma de desenvolver melhor as ações do setor.

Ao todo, 126 mil estudantes matriculados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio serão avaliados em testes de língua portuguesa e matemática. O exame será aplicado pela SEE nas escolas da rede estadual e municipal e também em unidades particulares. A finalidade é levantar dados sobre a realidade da educação em Alagoas, que, depois, servirão de referência para a elaboração de políticas públicas de ensino.

O técnico da Gerência de Avaliação Educacional do órgão e responsável pela coordenação do Saveal, Ademir Oliveira, informa que os resultados da avaliação serão importantes para as próximas ações a serem realizadas pela educação estadual. “Com o resultado desta avaliação, nós vamos identificar os problemas, analisar as práticas pedagógicas já existentes e desenvolver ações direcionadas a essas dificuldades constatadas”, observa Ademir.

Cepa

No Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), alunos do 5º ano da Escola Estadual Vitorino da Rocha se submeteram aos testes. No horário das 7h30 às 9h30, os estudantes responderam aos testes do Saveal e também receberam os informes sobre a importância do exame para a educação em Alagoas.

O chefe da Unidade de Apoio Pedagógico do Cepa, Marcos Afonso Barros de Morais, destacou a tranqüilidade e segurança dos alunos antes da prova.” A prova é muito dinâmica, com texto e desenhos. Eles já estavam se preparando com os professores para participar do Saveal, fizeram o simulado e isso foi importante. Tiveram poucas dúvidas, senti que eles estavam seguros”, ressaltou Marcos.

Nesta terça-feira (30), a aplicação do Saveal terá continuidade com mais alunos dos 5º anos na Escola Vitorino Rocha.