A violência doméstica e o respeito aos idosos foram os temas do Projeto ‘Direitos Humanos vai à Escola’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e realizado nesta segunda-feira (26) na Escola de Ensino Fundamental Professor Almeida Leite, localizada no bairro do Ponta Grossa.
Dezenas de alunos do 5º ano do ensino fundamental tiveram a oportunidade de conhecer e tirar suas dúvidas sobre a Lei Maria da Penha e o Estatuto do Idoso. “Nossa intenção é levar o tema Direitos Humanos para as escolas e fazer com que estas crianças, que estão com a personalidade em formação, possam crescer conscientes de seus direitos e da importância de respeitar as pessoas, no caso de hoje, os idosos”, explicou a Coordenadora-geral de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Ana Carolina Souza, que ministrou palestra sobre o respeito ao idoso.
A secretária de Assistência Social de Maceió, Juliana Vergetti, explicou que este tipo de atividade visa promover na unidade escolar uma reflexão sobre a temática dos Direitos Humanos. “O projeto tem objetivo tratar, dentro da escola, de assuntos considerados polêmicos para reverter situações de vulnerabilidade e esclarecer sobre direitos. Através de oficinas, discutimos temas como bullying, direitos dos idosos, violência doméstica… Assuntos que, muitas vezes, fazem parte do cotidiano destas crianças e adolescentes”, explicou a secretária.
Os alunos tiveram puderam ainda conhecer os pontos da Lei Maria da Penha, que atua no combate à violência doméstica, e a importância de denunciar este tipo de caso. “Nós trazemos para a escola informações sobre a importância de combater a violência doméstica. Trabalhar com crianças e adolescentes significa atuar diretamente em um dos pontos-chave para frear os casos de violência, já que a maioria dos jovens tem conhecimento de pelo menos um caso na família”, destacou a Liranise Alves, Coordenadora-geral das Ações Garantidoras dos Direitos das Mulheres Vítimas de Violência da Semas.
Camile Vitória, de 12 anos, participou ativamente das palestras. Para ela, foi uma ótima oportunidade de conhecer sobre os Direitos Humanos. “Aprendi que é importante a gente respeitar o idoso e que todo homem deve respeita a mulher. Adorei participar desta atividade”, enfatizou a estudante.
A diretora da unidade municipal de ensino, Goretti Fernandes, enfatizou a importância do Projeto para as crianças da escola. “Este projeto é muito importante dentro das escolas, pois é de criança que a gente começa a criar o cidadão. Nossa escola está sempre aberta a iniciativas como esta”, disse a diretora.
O Projeto Direitos Humanos vai à Escola tem continuidade nesta terça-feira (27), com a discussão dos temas Direitos das Pessoas com Deficiência, Estatuto da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares e bullying.
Ainda durante o projeto, os alunos do 5º ano participarão de um concurso de redação, onde poderão desenvolver sobre os temas trabalhados nas palestras e concorrer a prêmios.
