×

Alagoas

Estudantes de Teotônio Vilela mobilizam cidade com evento cultural e multidisciplinar


Proporcionar um espetáculo para toda a comunidade de Teotônio Viela. É com esta missão que os alunos da Escola Estadual José Aprígio Vilela (EJAV) iniciaram a sexta edição dos Projetos Integradores da escola, ação multidisciplinar em qual os estudantes e professores se mobilizam para abordar uma determinada temática por meio de teatro, exposições e encenações culturais.

A ação é tão famosa na cidade que o desfile de abertura já faz parte do calendário do município, e, este ano, contou com a participação da comunidade indígena Karapotó, que desfilou pelas ruas da cidade com os alunos e professores.

Tendo como temática central a associação entre diversidade e adversidade, o evento destacou a importância do respeito às diferenças, bem como a capacidade de superação do ser humano em momentos de tensão.

Ao todo, durante todo o ano, 17 turmas de Ensino Médio se mobilizaram para trabalhar a temática com os seguintes subtemas: ” A Ciência está em todo o lugar: da ficção às histórias em quadrinhos”; “Deuses e reis”; “Múltiplas faces da desigualdade”; “Os quatro elementos”; “Deuses do Olimpo”; “Diversidade Humana”; “As adversidades da mente em formação”; “Os segredos dos Iluminati”.

Foram apresentados ainda “A Mulher nas Forças Armadas”; “Arte e Cultura”; “Literatura como Forma de Ler e Ver o Mundo nas Adversidades”; “Teatro, Cultura Milenar”; “O Mundo Encantado dos Contos de Fadas”; “As adversidades fazem heróis”; “Cultura Indiana”; “Diversidade Folclórica” e os “Grandes Mistérios da Humanidade”. Ao todo, 800 alunos participaram da ação, que aborda

projetos trabalhados em sala de aula no decorrer de 2015.

“É um projeto que envolve toda a comunidade escolar. Até mesmo os pais ajudam na confecção das fantasias. E gera uma expectativa tão grande que, durante o desfile, a população estava mais focada nos alunos caracterizados do que na fanfarra”, observou o coordenador pedagógico Wanderlan Alcântara.

Mundo da imaginação

Criatividade foi o que não faltou aos projetos expostos pelos alunos no primeiro dia de exposições dos projetos.

Em cada sala, uma turma fazia uma apresentação especial para o público. Sob a orientação da professora de Sociologia Reny Gomes, a turma dos 2º anos E e F envolvia os visitantes em um clima de mistério e terror para contar a história da polêmica sociedade secreta “Iluminati”. Vestidos de preto e portando velas e espadas, os estudantes contaram a história do grupo e dos símbolos adotados pela humanidade a exemplo da estrela de Davi e a cruz de malta.

Saindo do clima sombrio dos Iluminati, as turmas do 1º ano abordaram a temática as adversidades fazem os super-heróis, fazendo uma correlação entre os heróis da ficção e dos quadrinhos com os da vida real. “Quisemos valorizar os heróis do dia a dia, pessoas que fazem o bem para o coletivo. Eles podem ser médicos, professores, policiais, bombeiros, agricultores ou garis”, lista a estudante Daiane de Lima.

Conscientização

Além da abordagem lúdica dos temas, os estudantes aproveitaram o evento para promover a conscientização acerca de assuntos diversos. Em sua exposição sobre o folclore, a turma do 1º ano D chamou a atenção para a necessidade da preservação ambiental. Já a turma do 2º ano falou da desigualdade social e os seus malefícios para a sociedade brasileira. “Em nossa exposição mostramos como problemas como corrupção e criminalidade afetam negativamente a nossa sociedade, destacando também a importância do voto consciente e
da participação ativa do cidadão para mudar a realidade ao seu redor”, resumiu a professora Aparecida Costa, orientadora do projeto.

Os Projetos Integradores EJAV terão continuidade nesta sexta-feira (18), com apresentações abertas ao público no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h30 ás 17h30.