×

Sergipe

Estudantes de São Cristóvão recebem orientação profissional

Estudantes de São Cristóvão recebem orientação profissional

Empreendedorismo, orientação profissional e empregabilidade são alguns temas discutidos pelos alunos do Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, em São Cristóvão, durante a realização da Feira das Profissões. O evento acontece até esta terça-feira, 06. O reúne estudantes dos 8° e 9° anos do ensino fundamental, todo ensino médio e alunos da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio (EJAEM).

“Estamos orientando nossos alunos, informando sobre as profissões e possibilidades para uma escolha mais consciente no mercado de trabalho”, ressalta a professora de espanhol, Lizilene Souza, uma das coordenadoras da Feira.

A programação desta terça-feira, 06, pela manhã, a partir das 8h, começa com palestra ‘Mercado de Trabalho’, do representante do Senac, Adalberto Trindade de Solto. Em seguida acontecerá o minicurso ‘Curriculum e entrevista de emprego, do Senac/SE. Na programação consta também palestra do professor Max Luiz Lisboa Matias, que irá abordar o tema ‘O design e o empreendedorismo’, com apresentação musical dos alunos do Gaspar Lourenço.

A Feira das Profissões teve início no sábado, 03, com palestra de Nadja Simone Matos da Silva, que abordou o tema ‘Empreendedorismo e Orientação Profissional’. Na segunda-feira, 05, pela manhã, aconteceu a palestra ‘Empregabilidade: o que é e como ela pode ajudá-lo a melhorar seu futuro profissional’, proferida pelo professor Jorge Luiz Cabral Nunes, da Faculdade São Luís de França. Logo depois aconteceu com os alunos o teste vocacional feito pela Universidade Tiradentes (Unit). Já na parte da tarde o teste vocacional foi realizado pela Faculdade Pio Décimo.

A aluna Thaís Steffany, do 3° Ano, ficou encarregada de apresentar a barraca Arquitetura e Urbanismo. “As grandes cidades têm uma excelente demanda por habitação, infraestrutura e obras de mobilidade, o que abre boas oportunidades para o profissional da área”, explicou.

O estudante Weslley Dias de Oliveira informou que o profissional da área de Ciências Contábeis cuida das contas de uma empresa, por meio de registro das receitas, das despesas e dos lucros. “O contador coordena e controla os registros de negócios de uma empresa. Ele interpreta eventos econômicos e pode traçar planos de investimentos. Acho muito importante essas informações que passamos para os nossos colegas”, disse.

Evellyn dos Santos está participando da barraca que orienta sobre o curso de Engenharia Elétrica. “É o ramo que geralmente trabalha com estudos e aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. O curso tem duração de cinco anos, que correspondem a 10 períodos”, disse.