O Festival de Música de Penedo promoveu para centenas de crianças e adolescentes de escolas da rede pública municipal, da cidade e da zona rural, um espetáculo inesquecível.
Para a grande maioria dos estudantes e também dos professores, a tarde desta quinta-feira, 20, ficará marcada como a primeira vez que assistiram a um concerto.
Sob a regência do Maestro Mozart Vieira, a Orquestra Meninos de São Caetano-PE encantou o público transportado da sala de aula para o Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto.
O espaço onde funcionou o Cinema São Francisco foi tomado pelo repertório de ritmos nordestinos, incluindo música executada somente pelas vozes da orquestra que também é composta, em sua grande maioria, por estudantes de escolas públicas.
O trabalho coordenado por Mozart Vieira na cidade do agreste pernambucano funciona como um conservatório que atende basicamente crianças e adolescentes de baixa renda e forma músicos, entre eles profissionais com carreira consolidada.
A Orquestra Meninos de São Caetano está em sua 5ª geração de componentes, 149 ao todo, 28 participando do festival em Penedo, segundo o maestro que na noite de amanhã (sexta, 21) junta-se ao também pernambucano Maestro Spok para um show ‘diferenciado’.
A banda regida pelos dois maestros é uma das atrações da programação aberta ao público no Largo São Gonçalo, Centro Histórico de Penedo. Logo mais à noite, os improvisos dos músicos de jazz irão ecoar a partir do palco instalado pela Secretaria Municipal de Cultura que recebe somente mulheres na noite de sábado, 22.
A partir das 18 horas, o Palco é Delas reúne as alagoanas Mel Nascimento, Rafaela Quintino com a cearense Theresa Feitosa e a potiguar Danv Dantas. Em seguida, o Quinteto paulistano Olympea – formada apenas por mulheres – fecha a programação.
Ao mesmo tempo, a seção de cordas da Orquestra Filârmonica de Alagoas se apresenta na noite de sábado, abrindo para o recital de piano de Lucas Thomazinho, apresentação que encerrará a edição 2022 do Festival de Música de Penedo.