×

Alagoas

Estudantes de Fisioterapia poderão usar Cefir após a Copa do Mundo

O Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento para Copa do Mundo 2014 (Comcopa), viabilizou, nesta sexta-feira (23), uma parceria entre a Secretaria Adjunta de Esportes e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), para que os alunos do curso de Fisioterapia da instituição possam utilizar o Centro de Fisioterapia e Reabilitação (Cefir), construído no estádio Rei Pelé, após o término da Copa do Mundo.

Com essa iniciativa, os alunos terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teórico-científicos adquiridos durante a formação acadêmica, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho nas diferentes áreas da Fisioterapia. Além disso, contarão com excelente estrutura e equipamentos que atenderão a comunidade do entorno do “Trapichão”, assim como, atletas amadores, participantes do projeto “Estádio Vivo” e a comunidade como um todo.

Para o presidente do Comcopa e secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, a iniciativa representa a preocupação do atual Governo em relação ao legado que a Copa do Mundo deixará para Alagoas e para os alagoanos. “A iniciativa reforça a preocupação que temos em utilizar o que foi feito para recebermos uma seleção durante o Mundial, em prol da sociedade”, afirmou o secretário.

Para a reitora da Universidade, Rozângela Wyszomirka, todos ganham com esta decisão. “Recebemos tudo isso com muita responsabilidade e seriedade. Os nossos alunos ganham um excelente espaço e a população também. Estamos muito felizes com essa novidade”, destacou a reitora.
Ela explicou ainda que será realizado um processo de seleção, dentro da Universidade, com os alunos do curso de Fisioterapia, para que grupos sejam montados, dando início aos trabalhos. “Faremos uma pequena seleção com os nossos alunos para que seja feito bom uso dos equipamentos. Todo esse processo será comandado pela coordenadora do curso de Fisioterapia. Semana que vem já vamos conhecer o espaço para darmos início ao projeto”, explicou a reitora.

Para a secretária adjunta do Esporte, Vânia Quintela, essa parceria é um ganho para toda comunidade esportiva “Nossa comunidade terá um espaço de qualidade para trabalhar o rendimento e a recuperação. Temos o material e a Uncisal a capacidade técnica para gerir”, disse a Secretária.
O Cefir conta com piscina de recuperação, sala do fisioterapeuta, salão de academia de musculação, pequena pista de corrida, quadra de areia, área de treinamento de chute, sala do médico e enfermagem.