Cerca de 100 estudantes de Direito da Faculdade Cesmac do Agreste, em Arapiraca, acompanharam sessão do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A maioria dos alunos está concluindo o curso.
“Foi a minha primeira vez aqui no Tribunal. Esse contato é de suma importância”, disse a estudante Ruana Rodrigues, que está no 10º período.
O aluno Saulo Porfírio, também do 10º período, afirmou que está estudando para ingressar na magistratura. “Acompanhar os julgamentos do Tribunal é de extrema relevância para a nossa vida profissional”, avaliou.
A diretora da faculdade, Priscila Nascimento, explicou que a ideia foi aproximar os estudantes da realidade prática do Judiciário. “Essa realidade eles vão vivenciar após o término do curso. Ver como funciona, como é o comportamento das partes, seja magistrado, seja advogado, é fundamental. Também pode servir como inspiração para que se enxerguem nessas posições no futuro”.
A sessão foi conduzida pelo presidente em exercício do TJAL, Orlando Rocha Filho, que é coordenador-geral do curso, em Arapiraca. “É uma verdadeira aula prática. Uma oportunidade para aprenderem mais, conhecerem o nosso trabalho e assistirem a grandes debates”. Os alunos foram acompanhados por professores e coordenadores do curso de Direito.