×

Alagoas

Estudantes de Direito da Uneal têm atividades acadêmicas em Brasília


Assistir a uma sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), o órgão máximo do Poder Judiciário brasileiro, é um sonho da maioria dos estudantes de Direito. Para 16 graduandos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), este sonho virou realidade, na semana passada, durante viagem acadêmica a Brasília. Sob a coordenação do professor Jádney Aragão, o grupo conheceu, ainda, o Congresso Nacional e pontos marcantes da capital do Brasil.

O primeiro ponto de parada foi o Congresso Nacional, com visitas à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal. Nas duas casas legislativas, os estudantes puderam observar os parlamentares em ação, além de conhecer a estrutura e funcionamento de cada uma. A presença dos universitários de Alagoas foi destacada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, que presidia a sessão, no momento da chegada do grupo.

No STF, onde foram recebidos por um funcionário do órgão que, além de apresentar a organização física, falou sobre a história, personalidades e mostrou como são realizadas as sessões no plenário. Os alunos ainda acompanharam a sessão plenária.

“Ao decorrer do curso, percebemos o quão é importante estarmos a par das decisões emanadas da Suprema Corte. E ver, de perto, os ministros decidindo, com argumentos extraordinários, foi sensacional”, afirmou a graduanda do quarto período, Renata Matias.

EXPERIÊNCIA MARCANTE

Para o estudante do sexto período, Eduardo Silva, a estadia na capital federal foi um momento marcante.

“A viagem à Brasília foi, indubitavelmente, uma experiência fantástica, pois foi a concretização de um objetivo, como estudante do curso de direito. ‘Desejo que os estudantes de Direito, que tiverem oportunidade, conheçam a nossa capital federal e se encantem com as obras do saudoso Oscar Niemeyer”, declarou.

O professor Jádney Aragão, que acompanhou a agenda de visitas junto com os alunos, destacou a importância da atividade para a formação acadêmica dos participantes.

“A viagem foi positiva por proporcionara percepção de onde os poderes atuam, como atuam, verificar o clima de muita pressão que sofrem. ‘Creio que após a viagem a compreensão desses temas se torna mais intensa”, frisou o docente.

Os graduandos estiveram ainda no Memorial JK, no Palácio da Alvorada, na Ponte JK, e na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.