×

Maceió

Estudantes de Bebedouro participam de oficina de conscientização ambiental

Estudantes de Bebedouro participam de oficina de conscientização

Os estudantes da Escola Estadual Bom Conselho, de Bebedouro, tiveram uma experiência diferente esta semana: eles receberam a visita do biólogo Luiz Henrique Arruda, que percorre o Brasil de bicicleta por meio do projeto Disbikelando, ação que visa levar oficinas de educação ambiental a estudantes do ensino fundamental e médio.

O projeto já percorreu Pará, Maranhão, Piauí Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e passará ainda por mais sete estados brasileiros, com atividades de educação ambiental que incluem oficinas, músicas, teatro, circo e até capoeira.

Em Maceió, a Escola Bom Conselho foi a única unidade da rede pública estadual a receber o projeto. Por meio do tema “A relação de convivência coletiva”, biólogo e estudantes dos 7º e 8º anos reuniram-se em um grande bate papo sobre meio ambiente com enfoque na convivência social. Ao final, produziram textos a partir de três perguntas: como ele se via no mundo, sua importância no ambiente escolar e qual a pessoa que mais amava no momento.

De acordo com a diretora-adjunta Roberta Moraes, a temática foi escolhida em conjunto com a equipe pedagógica, numa visita prévia do defensor do meio ambiente à unidade. “Esta é uma questão que realmente merece atenção na escola. Eles precisam desta sensibilização, precisam refletir sobre este tema”, destacou a diretora.

Para Luiz Henrique, o trabalho na escola e as ações desenvolvidas em três cidades alagoanas – Maceió, Maragogi e Penedo – visitadas até esta terça-feira (28) – tiveram saldo positivo.

“Plantamos sementes importantes aqui na escola, somando experiências com direção, professores e alunos. Entendemos que é preciso abordar a questão socioambiental por meio da conscientização como também trabalhar a temática dos resíduos, coleta e saneamento básico”, avaliou o biólogo.

O estudante Felipe Anderson dos Santos, aluno do 8º ano do ensino fundamental, aprovou a iniciativa. “Foi uma discussão muito rica sobre meio-ambiente. Acho incrível que o Luiz Henrique tenha vindo de tão longe para dividir esta experiência com a nossa escola, algo que vamos repassar para nossas famílias, vizinhos e amigos”, falou.

Projeto – O Desbikelando é uma iniciativa sem fins lucrativos e sem vínculos com Organizações Não Governamentais e lançada em janeiro de 2016. Por meio do projeto, o biólogo Luiz Henrique Arruda visa percorrer escolas públicas de 15 estados brasileiros até o final do ano com a promoção da educação ambiental.

“A ação tem como foco apenas as escolas públicas, porque, dentro da metodologia, eu faço um diagnóstico para saber como está o ensino naquele local. Também analiso a questão da infraestrutura e os relatos profissionais dos professores”, contou Luiz Henrique.