Estudantes de Bebedouro participam de oficina de conscientização
Os estudantes da Escola Estadual Bom Conselho, de Bebedouro, tiveram uma experiência diferente esta semana: eles receberam a visita do biólogo Luiz Henrique Arruda, que percorre o Brasil de bicicleta por meio do projeto Disbikelando, ação que visa levar oficinas de educação ambiental a estudantes do ensino fundamental e médio.
O projeto já percorreu Pará, Maranhão, Piauí Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e passará ainda por mais sete estados brasileiros, com atividades de educação ambiental que incluem oficinas, músicas, teatro, circo e até capoeira.
Em Maceió, a Escola Bom Conselho foi a única unidade da rede pública estadual a receber o projeto. Por meio do tema “A relação de convivência coletiva”, biólogo e estudantes dos 7º e 8º anos reuniram-se em um grande bate papo sobre meio ambiente com enfoque na convivência social. Ao final, produziram textos a partir de três perguntas: como ele se via no mundo, sua importância no ambiente escolar e qual a pessoa que mais amava no momento.
De acordo com a diretora-adjunta Roberta Moraes, a temática foi escolhida em conjunto com a equipe pedagógica, numa visita prévia do defensor do meio ambiente à unidade. “Esta é uma questão que realmente merece atenção na escola. Eles precisam desta sensibilização, precisam refletir sobre este tema”, destacou a diretora.
Para Luiz Henrique, o trabalho na escola e as ações desenvolvidas em três cidades alagoanas – Maceió, Maragogi e Penedo – visitadas até esta terça-feira (28) – tiveram saldo positivo.
“Plantamos sementes importantes aqui na escola, somando experiências com direção, professores e alunos. Entendemos que é preciso abordar a questão socioambiental por meio da conscientização como também trabalhar a temática dos resíduos, coleta e saneamento básico”, avaliou o biólogo.
O estudante Felipe Anderson dos Santos, aluno do 8º ano do ensino fundamental, aprovou a iniciativa. “Foi uma discussão muito rica sobre meio-ambiente. Acho incrível que o Luiz Henrique tenha vindo de tão longe para dividir esta experiência com a nossa escola, algo que vamos repassar para nossas famílias, vizinhos e amigos”, falou.
Projeto – O Desbikelando é uma iniciativa sem fins lucrativos e sem vínculos com Organizações Não Governamentais e lançada em janeiro de 2016. Por meio do projeto, o biólogo Luiz Henrique Arruda visa percorrer escolas públicas de 15 estados brasileiros até o final do ano com a promoção da educação ambiental.
“A ação tem como foco apenas as escolas públicas, porque, dentro da metodologia, eu faço um diagnóstico para saber como está o ensino naquele local. Também analiso a questão da infraestrutura e os relatos profissionais dos professores”, contou Luiz Henrique.
