“O seu nome será Spick e eu vou cuidar dele como se fosse um filho. Já sei que tenho dar a ele, todos os dias, água e ração, além de ter que limpar a gaiola, claro”. Foi nesse tom de alegria que o pequeno Bruno Santos, aluno do projeto “Pelotão Mirim”, da Polícia Militar de Alagoas, recebeu, na manhã desta terça-feira (11), o seu primeiro animal de estimação. A doação foi feita pela Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco/Alagoas, um projeto de preservação ambiental que envolve 22 instituições estaduais e federais, sob a coordenação do Ministério Público Estadual de Alagoas.
Bruno e outras 19 crianças que integram o mesmo projeto foram presenteados com animais domésticos, pássaros que foram resgatados das feiras livres dos municípios de Arapiraca e Feira Grande, no dia de ontem.
E ao ganhar seu primeiro bicho, a euforia tomou conta da criançada. “O meu passarinho vai se chamar Tom”, disse o estudante Cleyton de Oliveira, do 6º ano. “E o meu será o Rex”, disparou Kevisson Rodrigues, aluno do 5º ano. “Que nome simples que nada, o meu já se chama Rock Balboa e terá uma vida de estrela”, brincou Evandro Rodrigues, do 7º ano.
Ação educativa
Durante a entrega dos pássaros, o promotor de Justiça Alberto Fonseca explicou aos estudantes que é crime contra a fauna brasileira a manutenção de pássaros silvestres em cativeiro. “Esse tipo de ave tem que viver no seu habitat natural, não podendo sem criada por quaisquer pessoas em casa. O pássaro que pode viver no convívio familiar é o doméstico, aquele que não faz parte do ecossistema brasileiro. No caso, esses que estão sendo doados são animais domésticos”, explicou ele.
A doação das aves aconteceu na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar, situado em Arapiraca. A ação contou com a participação, além do MPE/AL, o Batalhão de Polícia Ambiental, o IMA, a Polícia Rodoviária Federal e o Instituto para Preservação da Mata Atlântica.
Palestra e soltura
O segundo momento com os alunos aconteceu na reserva de mineração Vale Verde, no município de Craíbas. Lá, os meninos assistiram a uma palestra sobre a importância da preservação da fauna, que foi ministrada por Fernando Pinto, presidente do Instituto para Preservação da Mata Atlântica.
A atividade da equipe de fauna e flora da FPI foi encerrada com a soltura de cerca de 200 pássaros silvestres. As aves foram devolvidas à natureza numa reserva ambiental pertencente à mineradora Vale Verde.
