De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira, 06, pelo Ministério da Educação, Alagoas é o Estado que apresentou a pior média do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009. O Distrito Federal obteve a melhor nota do programa que é elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e tem como objetivo avaliar conhecimentos de leitura, matemática e ciências.
O Pisa avalia alunos nascidos em 1993 que estejam cursando qualquer série a partir da 7ª do ensino fundamental. Os resultados obtidos são divulgados a cada três anos.
O Distrito Federal e mais nove estados superaram a média brasileira. O Brasil, no geral, obteve média de 401 pontos, enquanto que o DF registrou 439 pontos. No âmbito regional, a Região Sul se destacou com uma boa pontuação pelo fato de os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná aparecem entre os cinco mais bem avaliados, com médias superiores as do Brasil.
Os estados Região Centro-Oeste do Brasil ocuparam a segundo posição do ranking pelas boas notas em matemática e ciências. Já a Região Sudeste se destacou mais nas provas de leitura. A Região Nordeste apresentou os índices mais baixos nas três áreas avaliadas. Os estado que obtiveram pior média geral foram Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Norte, todos do Nordeste brasileiro.
