×

Alagoas

Estudantes da Ufal bloqueiam rodovia em Arapiraca

Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) bloquearam a rodovia estadual AL 115 nesta segunda-feira, 07, em Arapiraca. O protesto é motivado pelo descumprimento das ações prometidas para tentar impedir que presidiários passem para a Ufal durante fugas. A exemplo de Maceió, o campus da Ufal em Arapiraca é vizinho de uma unidade do sistema prisional, neste caso a Penitenciária Desembargador Luís Oliveira Sousa (PDLOS), considerada de segurança média.

Os manifestantes cobram as medidas paliativas que teriam sido acordadas durante encontro ocorrido em março deste ano, reunindo universitários, membros do Ministério Público Estadual e do Governo Estadual. De acordo com os estudantes, ficou acertada a ampliação do muro construído entre as duas instituições e ainda a instalação de arame farpado na cerca de proteção que existe antes do muro que não protege o presídio por completo.

Como nenhuma das ações foi concretizada, os universitários que chegaram até a exigir a retirada do vizinho indesejável – o que não vai acontecer – decidiram protestar com medo de uma nova fuga. Eles temem a repetição de episódio semelhante ao ocorrido na tarde de 04 de março deste ano, quando presidiários em fuga invadiram instalações da Ufal. Durante a perseguição, houve disparos de arma de fogo, tiroteio que poderia ter atingido um estudante, professor ou funcionário da universidade que oferta seis cursos somente em Arapiraca.

O protesto iniciado por volta das 8 horas desta segunda-feira, 07, causou congestionamento de caminhões no sentido Ararapiraca-Palmeira dos Índios. Já os veículos de passeio e vans “driblaram” o bloqueio, seguindo por estradas vicinais. A direção do PDLOS informou que as cercas de arame farpado devem ser instaladas até o final do mês, mas os universitários exigem a presença de representante do governo estadual para negociar e, posteriormente, liberar a pista.