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Alagoas

Estudantes da rede pública representam Alagoas em concurso nacional

Dois estudantes da rede pública estadual, Adilson dos Santos, da Escola Estadual José Vicente da Silva, localizada no município de Igaci; e Felipe Emanuel Silva Santos, da Escola Estadual Professor Atanagildo Brandão, em Maravilha, estão entre os vencedores do Desafio Energia Mais Limpa, concurso de âmbito nacional promovido pelo Projeto Agora. O objetivo é fazer com que os jovens tenham maior compreensão acerca de questões relacionadas à geração de energia, em especial as alternativas renováveis e limpas.

Escolas públicas de dez estados e o Distrito Federal (DF) aderiram à ação, que selecionou os 29 melhores trabalhos entre os 2000 concorrentes. Tanto alunos quanto professores serão agraciados com prêmios que serão entregues em solenidade em cerimônia em São Paulo nesta quarta-feira (5), no espaço Chácara Santa Cecília.

As unidades públicas de ensino receberam do governo federal um kit pedagógico do Desafio, que foi adotado como atividade curricular dos 8ºs e 9ºs anos durante um período de quatro meses. Pesquisas, estudos, socialização e outras atividades sobre os assuntos relacionados à geração de energia, sobretudo às renováveis e limpas, tiveram como objetivo maior contribuir para a conscientização dos estudantes sobre os rumos do setor no Brasil e suas consequências.

Ao final das atividades em sala, os alunos apresentaram suas conclusões em cartas argumentativas endereçadas à presidente Dilma Rousseff com o tema “Que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?”.

Premiação em São Paulo – Selecionado para receber a premiação por Alagoas em solenidade que acontece na próxima quarta (05), Adilson dos Santos, que cursa o 9º ano, embarcou nesta terça-feira (4) para São Paulo acompanhado da professora de Ciências Weudja Maria da Silva Costa, que orientou o aluno durante o processo de desenvolvimento do trabalho.

A seleção das cartas na escola foi realizada por uma comissão interna formada por professores, coordenadores e diretores, que também acompanharam o trabalho, sugeriram alterações, corrigiram e revisaram o texto. Segundo Weudja, alguns critérios adotados pela equipe julgadora do concurso foram a pertinência do conteúdo relativo à energia, adequação do texto às regras de ortografia e ao padrão da linguagem carta, qualidade da produção textual e adequação ao tema.