×

Sergipe

Estudantes da rede pública participam de curso de informática básica no SergipeTec


O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), por meio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), realiza um curso de Qualificação Profissional em Informática Básica para estudantes do ensino médio de escolas públicas. Mais de 100 alunos de 15 a 22 anos foram beneficiados e estão se aperfeiçoando para o mercado de trabalho.

Sob a coordenação e orientação de instrutores na área de tecnologia do SergipeTec, o curso proporciona aos alunos a utilização do Pacote Office intermediário, incluindo o word, excel entre outros programas, um leque de ferramentas e atalhos que dão mais dinâmica ao trabalho. O curso que teve início na segunda-feira, 5, e se encerra nesta sexta-feira, 9.

A estudante Aglaé Oliveira, de 15 anos, disse que participar do curso de Qualificação Profissional em Informática Básica é a realização de um sonho. Segundo ela, para conquistar espaço no mercado de trabalho atualmente, é preciso ter noção de informática, principalmente no ramo da tecnologia e inovação. “Eu quero me sair bem no curso, para quando completar a maioridade conseguir um bom emprego”, conclui. “É mais um curso para agregar no meu curículo”, comemora o estudante João Gabriel, 18. Ele afirma que o ensino é proveitoso e recomenda aos demais jovens que desejam conquistar espaço no mercado de trabalho.

Os instrutores Samuel Santana de Almeida e José Sérgio Santos de Jesus são os responsáveis pelo curso de Qualificação Profissional em Informática Básica. Samuel destaca a importância do curso para essa turma jovem. “Computador não é feito só para jogos, e temos que mostrar para os alunos que computador é uma ferramenta para estudo e trabalho, para navegar na internet para um futuro profissional e acadêmico”, ressalta. “O curso traz possibilidades para que os jovens adquiram novos conhecimentos em um mundo cercado de tecnologias”, completa o instrutor Sérgio.

A coordenadora pedagógica do CVT, Adriana Brandão, afirma que a preocupação do Parque Tecnológico é designar espaço de formação e tudo começa pela informática básica. “A partir daí, eles vão sentir o interesse de outras demandas, e a gente tem outras oportunidades, como cursos na área de programação, gestão, etc”, disse.

Segundo Vitor Vaz, gestor do CVT, o curso de informática básica tem a finalidade de aperfeiçoar o conhecimento dos jovens sergipanos com relação à tecnologia voltada para o mercado de trabalho. “O curso se diferencia dos demais, pois no seu conteúdo são abordados temas como programação e utilização de ferramentas e atalhos que dão mais dinâmica ao trabalho. Temos o feedback dos alunos, e muitos falam que nunca participaram de um curso de informática básica tão completo. Isso é gratificante para nós. Salas cheias e público satisfeito”, conclui.