×

Alagoas

Estudantes da rede pública fazem provas da segunda fase da OBMEP


Neste sábado (12), a partir das 14h30, 888.822 alunos de escolas públicas de todo o país se submetem às provas da segunda fase da edição 2015 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2015. Uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio do Governo Federal, a Olimpíada visa estimular o interesse pela Matemática e revelar talentos. Em Alagoas, quase 20 mil estudantes devem participar da avaliação.

As avaliações terão três horas de duração (das 14h30 às 17h30) e constarão de seis questões discursivas. Os alunos devem chegar aos locais com meia hora de antecedência munidos de documento original com foto.

O coordenador da OBMEP em Alagoas, professor Adelailson Peixoto, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – órgão responsável pela coordenação da olimpíada no estado – diz que o diferencial desta segunda fase é a possibilidade de se trabalhar não só habilidades de Matemática, mas também de Língua Portuguesa.

“Na primeira fase, a prova é composta por 20 questões objetivas, mas nesta segunda etapa, as seis questões discursivas demandam do aluno não só o raciocínio lógico, mas também a interpretação de textos. Muitas escolas com bom desempenho na OBMEP também registram êxito em índices educacionais como o Ideb, fato que é comprovado por estudos da Fundação Itaú-Unibanco e USP”, destaca.

Adelailson também ressalta a importância da participação dos professores no dia da avaliação. “A presença dos professores nas escolas é um ingrediente a mais na motivação do aluno”, afirma.

Em Alagoas

De acordo com o coordenador da OBMEP pela SEE, Roohelmann Pontes, os alunos terão pelo menos uma unidade escolar referência como centro de aplicação nos 102 municípios alagoanos. Nos casos com maior volume de estudantes, como a capital, este número poderá ser ampliado. Também serão disponibilizadas salas com intérpretes de Libras para alunos surdos, ledores de braille, para estudantes cegos, e ainda salas para alunos adventistas.

“A OBMEP é uma iniciativa inclusiva e que estimula o interesse pelas ciências exatas. Estamos trabalhando na logística da aplicação das provas em todo o estado. Em Maceió, os alunos da parte baixa farão as provas no Ifal [Instituto Federal de Alagoas], enquanto os da parte alta se concentrarão em quatro escolas do Cepa: Afrânio Lages, Moreira e Silva, Laura Dantas e Maria José Loureiro”, adianta.

Resultados

O resultado da edição 2015 da OBMEP será divulgado no dia 27 de novembro no site dawww.obmep.org.br. Estima-se a premiação de 6.500 medalhistas em todo o Brasil, sendo 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 menções honrosas. Os medalhistas receberão bolsas de estudo do Programa de Iniciação Científica (PIC) ao longo de 2016.