×

Alagoas

Estudantes da rede estadual participam de experimentos e palestras

As escolas da rede pública estadual foram sede de diversas palestras e atividades científicas nesta terça-feira (18). Os eventos integram a programação dedicada ao eixo Educação e Saúde da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2016, que acontece de 17 a 23 de outubro.

Coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a ação conta com parceria e participação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e outros órgãos do Estado.

“Tivemos várias escolas de nossa rede desenvolvendo experimentos indicados pelo Centro de Ciência e Tecnologia da Educação, o Cecite, enquanto outras unidades receberam palestras sobre temáticas diversas. Nas nossas escolas de ensino integral, também tivemos a Universidade Federal de Alagoas promovendo ações”, conta o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa.

Cepa

No Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), os alunos contaram com uma programação diversificada. Na Escola Estadual Moreira e Silva, uma palestra sobre o “Impacto da Tecnologia na Alimentação” foi ministrada pela nutricionista Brenda Lima da Silveira, do Serviço Social da Indústria (Sesi/AL).

O diálogo mostrou a praticidade que as novas tecnologias oferecem, além dos cuidados e malefícios que alguns alimentos, geneticamente adulterados, podem oferecer.

A estudante do Moreira e Silva, Aline Omena, de 15 anos, relatou a importância de participar do evento. “A palestra foi ótima. Aprendemos como organizar nossas refeições, quais nutrientes cada alimento tem, e quais deles são bons para a saúde”, afirma a garota.

Além da palestra realizada por profissionais do Sesi, os estudantes também receberam a visita de representantes do Centro Universitário Cesmac, os quais falaram sobre a preparação de medicamentos e cosméticos, alimentação saudável e segurança alimentar.

Já os alunos da Escola Estadual Maria Rosália Ambrózzio foram beneficiados pelas atividades ofertadas pelo Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal), enquanto os estudantes da Escola José Vitorino da Rocha, receberam os profissionais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Outras ações

Na Escola de Ensino Integral Geraldo Melo dos Santos, no Conjunto Graciliano Ramos, os estudantes do ensino médio receberam a palestra ‘Ciência alimentando o Brasil’, a qual foi ministrada por profissionais da Ufal.

No interior, os municípios de Arapiraca (Escola Profª Izaura Antônia de Lisboa), Palmeira dos Índios (Escola Graciliano Ramos), Delmiro Gouveia (Escola Watson Clementino Gusmão Silva), Penedo (Escola Ernani Mero) e Viçosa (Escola Joaquim Diegues), também foram contemplados pela iniciativa do Governo do Estado.