A rede estadual é repleta de estudantes com muita criatividade. E alguns destes talentos podem ser conferidos no Festival Revoada de Cinema, onde estudantes da Escola Estadual Princesa Isabel produziram vinhetas para o evento. Além disso, alunos de escolas estaduais assistirão a curtas e apresentações culturais do festival, que acontece até a próxima sexta-feira (19) no Centro Cultural Arte Pajuçara, Pajuçara.
As sessões de curtas-metragens brasileiros ocorrem durante toda a semana com até 150 alunos cada e contam com a participação das escolas estaduais Princesa Isabel, Maria José Loureiro, Afrânio Lages, Aurelina Palmeira, José Correia da Silva Titara, Mota Trigueiros, Eduardo Almeida da Silva, Rosalva Pereira Viana e Campos Teixeira.
Oficinas Criativas – Antes de aparecer na telona, a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC) e a produtora Céu Vermelho Fogo Filmes – respectivamente realizador e co-realizador do Festival – iniciou com as Oficinas Criativas “Pluma”, onde 15 estudantes da Escola Estadual Princesa Isabel participaram da produção das vinhetas do evento.
A produtora-executiva do Revoada, Alessandra Moretti, diz estar feliz com a repercussão alcançada.
“Os meninos ficaram muito emocionados. Embora eles já tivessem se visto nas redes sociais, a emoção de se ver na tela do cinema é diferente, outra emoção, outra alegria. Filmaram, tiraram fotos e também, quando foram convidados à frente, comentaram que se sentiram numa produção cinematográfica. E foi. Este é um momento de realização para todos, para a gente também, em despertar tantos sentimentos positivos e observar o trabalho repercutindo tão bem”, avalia Alessandra.
A diretora da Escola Princesa Isabel, Joseane Martins, fala que participar das oficinas foi uma experiência enriquecedora para toda a escola. “Somos muito gratos a esta parceria entre a Seduc e o Revoada que oportunizou aos nossos estudantes ser parte de um projeto tão grandioso. Ao produzirem as vinhetas, eles despertaram sua criatividade e se viram representados na tela de cinema, o que eleva a autoestima”, destaca.
Um dos participantes do projeto, o estudante João Victor complementa. “ Tive a oportunidade de mostrar o meu talento e quem eu sou”, frisa.
O evento
O Revoada estreou em 2022 como um festival de cinema nas periferias de Maceió, cuja primeira edição, com recurso da Ancine, foi realizada nas escolas e sessões levadas também a espaços públicos, como a praça do conjunto Benedito Bentes. Este ano, numa edição especial que conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e do Sebrae Alagoas, envolve estes dois universos: Cinema e Escola.
Por Agência Alagoas