×

Sergipe

Estudantes da Escola São Lourenço se formam como brigadistas mirim

Projeto Brigada Mirim é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar

É na Escola São Lourenço, unidade de ensino da rede pública estadual localizada no bairro Farolândia, em Aracaju, onde estão os 30 integrantes da Terceira Turma da Brigada Mirim, uma ação que visa estimular a cidadania e o civismo de estudantes da rede pública de ensino, por meio de atividades como aulas de natação e de flauta doce, e de palestras e orientações sobre primeiros socorros, noções de prevenção à incêndios e controle de pânico, desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) em parceria com a Associação de Oficiais Militares de Sergipe (Assomise).

A solenidade de certificação dos alunos participantes do projeto, realizada nas dependências da escola nesta terça-feira, 20, foi iniciada com uma apresentação musical dos alunos participantes das aulas de flauta doce, com a presença dos novos brigadistas mirim, professores, gestores escolares, além de representantes do CBM e da Assomise.

Segundo a diretora da Escola São Lourenço, Jeane Maria Santos Oliveira, as atividades da terceira edição do projeto Brigada Mirim foram desenvolvidas ao longo dos últimos dois meses com estudantes do ensino fundamental, na faixa etária dos nove aos 12 anos de idade.

“Além da importância cívica, o projeto tem seu aspecto pedagógico. A partir do desenvolvimento das atividades formativas, os estudantes passaram a ser mais disciplinados em sala de aula, pois para participar dessa iniciativa eles precisaram manter a frequência regular e serem participativos. Esse projeto se justifica, sobretudo, por fazer com que os alunos se enxerguem como cidadãos e adquiram senso de responsabilidade para com o próximo”, explica Jeane Oliveira.

De acordo com o tenente coronel Adriano Reis, coordenador do projeto e representante da Assomise, ao formar brigadistas mirim, o Corpo de Bombeiros Militar busca resgatar os valores éticos, da família, da escola, “tudo que possa acrescentar positivamente na formação dessas crianças, para daí resgatarmos a honestidade, a seriedade, a organização, a hierarquia, a disciplina e o respeito ao próximo”.

Certificação

Após receber o certificado que o tornou brigadista mirim, o pequeno Eduardo, um dos 30 alunos formados na terceira edição do projeto Brigada Mirim, destaca que o mais bacana em ter participado desta iniciativa foi ter aprendido a nadar. “Além disso, aprendi também noções de primeiros socorros e ainda a tocar flauta doce”, disse, orgulhoso.

Recém-formada, Letícia aprovou o projeto também por ter aprendido a nadar e “ajudar a salvar outras pessoas”, ressaltou ela, referindo-se às noções de primeiros socorros aprendidas durante o curso de brigadistas.

Ao longo do projeto, os alunos fizeram ainda uma visita guiada ao comando central do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, no último mês de março, na qual participaram de aulas instrutivas sobre o trabalho realizado pelos militares.