Após um mês de trabalho e muito estudo, alunos do 7º ano turmas A e B, da Escola Municipal Padre Pinho, em Cruz das Almas, concluíram um projeto arrojado. Cerca de 80 estudantes se debruçaram em construir jogos pedagógicos matemáticos com o objetivo de revisar todo o conteúdo já estudado no ensino fundamental.
A iniciativa, liderada pela professora Rosimere Cavalcante, tem o nome de Projeto Jogos Didáticos da Matemática e foi uma das selecionadas pelo Comitê científico da VII Bienal da Sociedade da Matemática, que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso desde o último domingo (02).
De acordo com a líder do projeto, os alunos estudaram a origem dos jogos e os conteúdos que são aplicados em cada um deles. Após isso, as equipes apresentaram o projeto na escola e socializaram com outros alunos. Os jogos, todos feitos com material reciclado, serviram para que eles estudassem entre si e o compartilhassem com outras turmas da escola.
De acordo com a professora Rosimere, os alunos ficaram eufóricos com a aprovação do projeto, mas principalmente com o fato de apresentar o projeto em um evento científico. “O resultado, para mim como professora, é maravilhoso. Os alunos passam a acreditar neles mesmos. Eles se questionavam se eram capazes e isso (a aprovação) demonstra que sim, eles podem”, afirmou. Ainda segundo a professora, outro resultado importante é o crescimento social de cada participante. “Eles passam a ter responsabilidade. A visa social deles passa a ser modificada”, destacou.
Já Janecleide Santos, 13 anos e aluna do 7º ano A, avalia positivamente sua participação. “Eu me envolvi, estudei muito e estou feliz em apresentar meu trabalho”, revelou a estudante, que estava entre o grupo de 10 estudantes selecionados para fazer a apresentação do projeto.
Além da exposição desse projeto, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) está participando da Bienal da Matemática com o Espaço da Matemática e do Conhecimento, ambiente de integração e de apresentação das ações que a pasta está desenvolvendo no âmbito pedagógico e uso da matemática. O espaço conta com o apoio da MindLab, detentora da metodologia MenteInovadora, que a Semed vem usando há cerca de um ano com os alunos do ensino fundamental.
O Espaço da Matemática e do Conhecimento fica aberto à visitação das 08h às 20h, na VII Bienal da Sociedade da Matemática, no Centro de Convenções até a próxima quinta-feira (06).
