×

Sergipe

Estudantes aprendem sobre profissões e conhecem programas para ingresso no ensino superior

Estudantes aprendem sobre profissões e conhecem programas

Fornecer informações que proporcionem aos estudantes de ensino médio da rede estadual condições necessárias para a escolha do curso superior ou técnico a partir da descoberta ou fortalecimento de seu próprio perfil profissional. Este foi o objetivo principal da 1ª Feira das Profissões, realizada nesta quarta-feira, 21, no Colégio Cenecista Regional Francisco Porto, no município de Nossa Senhora das Dores, que reuniu mais de 550 alunos.

Organizada pela Diretoria Regional de Educação-05 (DRE-05), a programação da Feira das Profissões buscou abordar, através de palestras com os estudantes, conceitos sobre o perfil do profissional na contemporaneidade, o mercado de trabalho e as novas tendências laborais.

O psicólogo João Paulo Feitosa, da Faculdade Estácio de Sá, deu início ao ciclo de palestras ao discutir com os estudantes o tema “Orientação Vocacional”. Em seguida, os estudantes conheceram, de modo mais amplo, alguns programas do Governo Federal para ingresso no ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), em palestra do professor Jonatas Silva Meneses, pró-reitor de graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Logo após, a professora da instituição de ensino superior, Lucymar de Souza Leite Santos, chefe da Divisão de Controle Acadêmico (Didac/DAA/UFS), discutiu com os estudantes alguns aspectos do Programa Universidade para Todos (Prouni).

“A feira foi planejada para incentivar e motivar nossos estudantes a descobrirem seu perfil profissional, desmistificar ideias equivocadas que muitos deles possuem sobre o mercado de trabalho de algumas profissões. Enfim, buscamos ajudar os alunos que estão concluindo o ensino médio a decidir qual caminho seguir, seja no ensino de nível superior ou técnico”, explica a diretora da DRE-05, Maria Laurita.

Aluna da segunda série do ensino médio no Colégio Estadual General Calazans, Estefani Santos Andrade disse que a dúvida pela escolha do curso ainda é grande. “Como estou muito indecisa e pensando em meu futuro, esse evento foi ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre as profissões e o mercado de trabalho. Foi muito produtivo”, disse.

Já decidida em relação ao curso que irá tentar ingressar no ensino superior, a jovem estudante Nathaly Fernanda se mostrou satisfeita com os conhecimentos adquiridos na Feira. “Embora já tenha me decidido pela medicina, as palestras sobre os programas do Governo Federal e o mercado de trabalho foram esclarecedoras”, ressaltou Fernanda.

A professora do Colégio Estadual Fernando Azevedo, Mônica Soares, comentou que as palestras serviram para mostrar aos estudantes a situação atual das profissões, e também para desmitificar aspectos inerentes a algumas categorias trabalhistas.

Evento

De acordo com a assessora administrativa da DRE-05, Elisete Soares Souza Vieira, a programação da primeira Feira das Profissões contemplou pela manhã os estudantes das escolas do município sede da regional, Nossa Senhora das Dores, e pela tarde se repetiu para alunos das demais escolas das demais localidades que fazem parte da DRE-05.

A diretora da regional salientou que, para realização do evento, foi imprescindível as parcerias firmadas com instituições de ensino superior, como as universidades Federal de Sergipe e Tiradentes; as faculdades Fanese, Estácio de Sá e Pio Décimo; o Senai e Senac; e ainda com o Colégio Cenecista Regional Francisco Porto, e com o Serviço de Ensino Médio (Semed/DED/Seed), além do engajamento das escolas jurisdicionadas à DRE 5.

Após as palestras, os estudantes visitaram estandes das instituições de ensino superior parceiras da iniciativa, que levaram profissionais para disponibilizar informações sobre os cursos superiores ofertados.