×

Alagoas

Estudantes alagoanos testam conhecimentos na Olimpíada Brasileira de Matemática

Estudantes alagoanos testam conhecimentos na Olimpíada Brasileira de Matemática

Dezoito milhões de estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil participaram, nesta terça-feira (7), da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em Alagoas, as provas foram aplicadas para 350 mil alunos de 742 escolas da rede pública.

Na rede pública estadual, a estimativa é que 178 mil estudantes de 265 unidades de ensino tenham se submetido às provas. Na Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, que já teve medalhista em 2014, 570 estudantes foram inscritos na competição.

No primeiro horário, segundo os organizadores, cerca de 90% dos alunos compareceu ao exame, uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que visa estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área.

“Incentivamos a participação de todos. Semanas antes, nossos professores falaram da importância da Olimpíada e realizaram atividades prévias sobre o tema. Todos os alunos que participarem das provas receberão pontos na disciplina de Matemática e aqueles que obtiverem melhor desempenho terão uma pontuação ainda maior”, declarou a coordenadora pedagógica da unidade, Jane Rouse Mendes.

Participante em todas as edições da Obmep, o professor Henry Silva Costa ratificou a importância desta experiência. “Além de reconhecer o potencial de nossos alunos, por meio das provas, podemos identificar em quais pontos da disciplina eles estão mais deficientes e carecem de mais atenção”, destacou.

Expectativas – Os estudantes tiveram duas horas para responder às vinte questões da prova, que traz pontos característicos de outros exames nacionais de larga escala. Para as alunas da 1ª série do ensino médio do Princesa Isabel, Rayssa Suênia Santos e Camila Souza, a participação nesta e em outras edições da Obmep trazem ensinamentos e experiências.

“Exatas não são o meu ponto forte. Então, sempre aproveitei para avaliar meus conhecimentos e fortalecer a minha preparação para o Enem. Mas, a partir de agora, tenho outro olhar e me esforcei bastante almejando uma medalha”, garantiu Rayssa.

“As aulas deste ano me ajudaram bastante a fazer uma boa prova, apesar das questões deste ano terem sido mais difíceis do que as do ano passado. Estou mais experiente e pretendo me aperfeiçoar cada vez mais na Olimpíada”, enfatizou Camila, animada.

Novas Etapas – Após a primeira fase, as escolas terão até o dia 20 de junho para enviar os cartões-resposta dos alunos classificados para a segunda etapa. A lista oficial dos classificados e seus locais de prova serão divulgados pela organização da Obmep no dia 10 de agosto e as provas acontecerão em setembro.