Estudantes alagoanos participam de plantio de mudas na Paraíba
Estudantes de todo o país participaram de um momento especial na segunda-feira (26), segundo dia de competições das modalidades coletivas nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em João Pessoa. Eles representaram seus estados no plantio de 40 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica ao redor do Centro de Convenções da capital paraibana. Intitulada “Carbono Neutro”, a ação, uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB), visa reduzir a emissão de carbono durante o evento, bem como promover atividades de educação ambiental com os estudantes.
As ações de plantio ocorreram em duas ocasiões: no dia 22, com os atletas das modalidades individuais e na segunda-feira (26), com os competidores das modalidades coletivas. No primeiro momento, o Estado foi representado pelos judocas Guilherme Henrique da Cruz (Colégio Santíssimo Senhor) e Pedro Gustavo Melo (Colégio D' Lins). Desta vez, coube a Bruno Tavares, atleta do voleibol do São Lucas, e Tainá Vasconcelos, integrante do futsal feminino do Santíssima, a missão de representar Alagoas no evento.
Para Bruno, trata-se de uma experiência única. “É um momento que lembraremos para o resto de nossas vidas. Ações como esta são muito importantes em virtude da alta devastação de florestas que temos no Brasil”, afirma o garoto, que é aluno do 9º ano do Ensino Médio. Tainá também manifestou a sua alegria por estar presente na cerimônia. “É um orgulho representar meu Estado, meu esporte e minha escola neste evento”, disse a garota, estudante da 1ª série do Ensino Médio.
O chefe de delegação de Alagoas, Emanuel Amaral, também ressalta a importância da ação para a formação dos jovens. “Além de competir pelo seu Estado, eles têm a oportunidade de fazer novas amizades e aprender lições que servirão para todas as suas vidas. Ao participar deste plantio, eles perpetuarão esta prática com suas famílias e amigos”, observa.
A etapa infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares da Juventude acontece até quinta-feira (29) em João Pessoa, na Paraíba. Até este momento, Alagoas conquistou duas medalhas no evento, ambas no judô com Maria Eduarda Mata (Escola Estadual Saturnino Souza), ouro no feminino e Adilson Verdino (Escola Theonilo Gama), bronze do masculino.
