×

Alagoas

Estudante egresso da Uneal tem monografia premiada em concurso nacional

O estudante egresso do curso de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Fábio Brito dos Santos, conquistou o segundo lugar na categoria “Monografias de Graduação”, na sexta edição do Prêmio INFI – Febraban de Economia Bancária 2014. A solenidade de premiação foi realizada, na quinta-feira (27), na Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na cidade de São Paulo. Fábio é mais um exemplo de abnegação e dedicação oriundo da instituição de ensino do Agreste.

Para Fábio Brito, a premiação é um reconhecimento da sua trajetória na Uneal. “Ele ressalta que os professores com os quais teve contato na Uneal foram fundamentais para sua formação. Aos demais estudantes, ele recomenda: “estudem muito. Nunca nessa vida tomarão da gente o quão precioso é o conhecimento”.

Em sua opinião, “participar da 6ª edição do Prêmio INFI-Febraban se constitui em um grande desafio na minha vida acadêmica e consequentemente, pessoal. O prêmio representa o êxito de uma árdua e prazerosa jornada que vem sendo desenvolvida desde a iniciação científica, quando comecei a trabalhar com a Geografia das Finanças”, justificou.

Fábio Brito é pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Josué de Castro (NEJC/Uneal), coordenado pelo professor Antonio Alfredo Teles de Carvalho, desde o início de sua graduação. Ele foi bolsista de iniciação científica e integra a linha de pesquisa Território, Finanças e Circuitos da Economia Urbana em Alagoas, liderada pelo professor Dhiego Antonio de Medeiros.

ABNEGAÇÃO E DETERMINAÇÃO

De acordo com o professor Antonio Alfredo Teles de Carvalho, Fábio Brito dos Santos sempre foi um aluno aplicado, exemplar e com objetivos bem definidos. “Tenho certeza que hoje ele está muito feliz por ter elevado o nome de Alagoas, da sua amada Coité do Nóia, da Uneal, e do NEJC em um espaço reconhecidamente corporativo, composto essencialmente por economistas, no maior centro financeiro do país”, destaca o professor.

A monografia, desenvolvida por Fábio Brito para conclusão do curso de Geografia na Uneal e premiada pela Febraban, intitula-se Território, finanças e topologias bancárias: a capilaridade da Caixa Econômica Federal a partir dos correspondentes em Alagoas foi concluída no final de 2013.

O reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, parabenizou Fábio Brito e o professor José Alfredo. “Apesar de todas as dificuldades diárias, vitórias como essas nos dão ânimo de continuar na batalha por uma educação superior de qualidade no interior de Alagoas. Sabemos que o esforço pessoal do estudante e do professor são determinantes para o alcance de grandes metas. Por isso, agradecemos e parabenizamos pelo empenho de Fábio Brito e do doutor José Alfredo”, declarou o gestor.

PRIMEIRO LUGAR

Fábio Brito é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP) na qual foi classificado em primeiro lugar dentre todos os concorrentes, em lista divulgada também esta semana.