Colégio Estadual Alcides Andrade fica situada na Rádio Penedo FM
A cidade de Penedo, localizada no Baixo São Francisco alagoano, esteve bem representada na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) com a aluna Maria Esther Alves Noronha dos Santos, do Colégio Estadual Alcides Andrade. A estudante, que cursa o 7º ano, conseguiu desbancar os adversários e conquistar a medalha de bronze.
Maria Esther foi homenageada durante entrevista concedida pelo diretor Ronaldo Vicente ao Programa Lance Livre, apresentado pela radialista Martha Martyres na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).
“A Esther é uma aluna que nos enche de orgulho. É uma menina responsável, dedicada e muito inteligente, que se dedica de verdade aos estudos e por isso começa a colher os frutos”, declarou Vicente, na manhã desta terça-feira, 21 de dezembro.
A olimpíada é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens. Essa Olimpíada envolve Ciências, Física e Geografia e é constituída de apenas uma fase cuja prova é aplicada em quatro níveis.
A penedense Maria Esther, assim como os outros alunos que venceram a olimpíada, recebeu um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Os primeiros colocados de cada nível receberam também medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, Maria Esther recebeu ponto extra na disciplina de Física.
No total, a rede estadual conquistou 110 medalhas nas edições 2021 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra de Foguetes. O resultado supera o de 2020, com 29 medalhas a mais. Ao todo, Alagoas contabilizou 420 medalhas de escolas municipais, estaduais, federais e particulares.
