×

Alagoas

Estudante de Palmeira dos Índios fará intercâmbio nos Estados Unidos

Com o passaporte nas mãos e de malas prontas, o estudante de Palmeira dos Índios José Wallace dos Santos, de 16 anos, está contando os dias para embarcar para os Estados Unidos. O menino é um dos 35 selecionados pelo Programa Jovem Embaixador para fazer um intercâmbio e conhecer um pouco mais da cultura americana. Ele vai passar três semanas nos Estados Unidos e depois retorna ao Brasil para fazer uma prova em São Paulo que poderá lhe garantir uma bolsa para a formação profissional.

A viagem deste jovem embaixador alagoano aos EUA só será no dia 9 de janeiro de 2010, mas já causa ansiedade nos pais, irmãos e até nele mesmo. “Sempre coloquei meus estudos em primeiro lugar, pois sabia que através deles iria muito longe. Costumo pensar positivo em tudo na minha vida. Essa oportunidade que estou tendo é parte da realização de um sonho. Não vejo a hora de entrar no avião para conhecer de perto o país mais famoso do mundo”, confessou.

Após voltar ao Brasil, o aluno do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Egídio Barbosa fará uma prova eliminatória de conhecimentos gerais e de língua inglesa. Sendo aprovado, Wallace, como gosta de ser chamado, terá uma bolsa de estudos integral para o curso superior que desejar. Ele já adianta que este curso de graduação será em Direito em alguma universidade dos Estados Unidos parceira do programa.

O aspirante a advogado foi aprovado na seleção por fazer parte de um grupo social, estar entre os melhores alunos de Alagoas, ter ótima fluência em inglês e, além disso tudo, morar na periferia do Estado. No povoado de Lages, localizado na zona Rural de Palmeira dos Índios, ele é catequista e contribui com ações religiosas na paróquia São Sebastião. Lá, ele passa os ensinamentos da Bíblia para as crianças que se preparam para a Primeira Eucaristia.

Segundo Wallace, os jovens de hoje em dia não estão sabendo separar a hora de estudar da brincar. “Toda vez que estou estudando vem alguém me chamar para jogar bola e digo que não vou porque estou estudando. Com isso, acabo sendo zombado pelos meus próprios colegas”, frisou o adolescente, que tira apenas um dia da semana para brincar na rua.

Com essa experiência internacional, o estudante espera melhorar o seu inglês, ampliar os conhecimentos culturais e, sobretudo, se preparar para garantir uma futura vaga no mercado de trabalho. A Secretaria de Estado da Educação (SEE) é uma das maiores incentivadoras do estudante. O órgão viabilizou verba para que o Jovem Embaixador pudesse pagar as desespesas com a retirada do passaporte e as viagens.

A famíia também estimula o progresso do adolescente. “Desde muito pequeno Wallace gosta de estudar. Meus pais sempre fizeram questão de investir na educação dele, pois foi um dos que mais teve afinidade com estudo. Hoje, pode ter certeza, que ele é o maior orgulho da nossa família e até do município”, disse a irmã dele, Maria de Fátima dos Santos.

Sobre o Programa — O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos e tem como parceiros organizações dos setores público e privado. Este projeto é destinado a estudantes brasileiros que exercem ações sociais e pertencem a uma classe socioeconômica menos favorecida. Os estudantes selecionados passam três semanas nos Estados Unidos, hospedados em casas de família americana, participando de aulas em escolas do Ensino Médio e fazendo apresentações sobre sua cidade e o Brasil. A seleção para os jovens embaixadores de 2010 será no mês de abril do próximo ano.