×

Alagoas

Estudante da rede estadual é premiado em concurso de redação da Esmal

O estudante Cícero Simão Pereira da Costa, aluno do 9º ano da Escola Estadual Aurelina de Melo, no bairro do Vergel do Lago, obteve o primeiro lugar no 3º Concurso de Redação promovido pela Escola Superior de Magistratura (Esmal), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A premiação foi entregue nessa quarta-feira (02), no auditório da Esmal.

O concurso faz parte do Programa Justiça e Cidadania na Escola, que teve como tema este ano “Drogas, o que fazer para mudar essa realidade”? O concurso tem como iniciativa estimular a reflexão das crianças e dos estudantes sobre as drogas, a partir do incentivo à escrita e à leitura.
Participaram alunos do 9º ano de cinco escolas da rede estadual e cinco da rede municipal de ensino. Foram selecionadas dez redações de cada escola participante, escolhidas as três melhores de cada escola e a melhor de cada rede para serem premiadas. A seleção foi realizada pela Comissão composta por integrantes da Semed, Seduc e Esmal.

A entrega da premiação é a culminância de outras atividades organizadas nas escolas pela Esmal, com o apoio da Polícia Militar, que, por meio do Programa de Erradicação às Drogas (Proerd), deu oportunidade a mais de 1.200 alunos para o acesso à conscientização acerca dos malefícios das drogas, a fim de despertar o interesse para o desenvolvimento do tema e a escrita da redação.

Para o coordenador do programa, o magistrado André Avancini, a iniciativa visa incentivar os alunos a escrever e aproximar a comunidade do órgão, por meio de noções de justiça e cidadania para os jovens.

Conquista inesperada

O estudante Cícero Costa, primeiro lugar geral no concurso ficou surpreso com a conquista. “Não esperava este resultado, pois concorria com mais de 80 textos. Sempre gostei de ler e, desde pequeno, escrevia o que me vinha à cabeça, inventava muitas histórias. Não consigo descrever a emoção de saber que fui o primeiro colocado”, conta o jovem.

A diretora de Desenvolvimento de Gestão das Unidades de Ensino da Seduc, Genilma Barros, parabenizou as escolas participantes do programa. “O nível das redações foi excelente e mostrou que temos muitos talentos. As escolas realmente abraçaram o projeto, inserindo nossos estudantes no programa justiça e cidadania”, afirmou.

Premiação

Os primeiros lugares ganharam medalha de ouro, os segundos medalha de prata e os terceiros medalha de bronze. Todos os colocados foram contemplados com um kit de material escolar. O primeiro lugar geral foi premiado com um tablet e medalha de ouro.