Depois de quatro noites de muita música, o Verão Sergipe 2012 chega ao fim e deixa no público um gostinho de quero mais. As praias de Atalaia Nova e Caueira foram palco dessa grande festa que atraiu um público médio de 45 mil pessoas por noite, que agitaram ao som de 24 atrações durante mais de 32 horas de shows alternados entre o palco principal e a Arena Multicultural. Por noite, seis atrações fizeram a festa, sendo quatro sergipanas, mostrando o que há de melhor na cena musical do estado.
“Nós investimos cerca de R$ 2,3 milhões na festa e esse é um investimento que tem um retorno porque consolida a nossa cultura e consolida a nossa política de turismo e faz com que Sergipe entre no calendário do verão de uma maneira diferenciada”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.
Para dar conta de um evento com um investimento desse porte, cerca de 60 pessoas estiveram envolvidas na montagem da estrutura que, ao todo, tanto na Atalaia Nova quanto na Caueira, ocupou um espaço de 15 mil m². Além disso, a arena da festa foi estruturada pensando em receber público e artistas com muito conforto nos quatro dias do evento.
Além dos dois palcos, sendo um com 18 metros de boca, a festa contou com um camarote VIP com capacidade para 200 pessoas, um camarote para pessoas com necessidades especiais, sete camarins, três painéis de LED e sala de imprensa para receber com conforto os mais de 70 jornalistas credenciados para a cobertura da festa.
Para a montagem de toda essa estrutura a equipe levou uma semana. “A festa, no geral foi cem por cento positiva. Nesses quatro dias não contamos com nenhuma ocorrência grave e é esse sucesso e tranquilidade que tem feito o Verão Sergipe repercutir tão bem lá fora. Todo esse trabalho é altamente gratificante”, destacou coordenador geral de estrutura, Salomão Pereira.
Segurança
E sem dúvida a tranquilidade já virou marca do Verão Sergipe e a Polícia Militar de Sergipe é uma das responsáveis pela segurança e o brilho da festa. Em cada dia do evento, um efetivo de mais de 100 policiais possibilitou que o público pudesse curtir sem se preocupar. Segundo o Major Chaves, o número inexpressivo de ocorrências se deve ao público que marcou presença apenas com o intuito de curtir. “Na primeira noite da Caueira não tivemos nenhuma ocorrência, nem documento perdido. As pessoas vieram com o espírito festivo”, ressaltou o Major.
Além da PM, os Bombeiros estavam a postos na festa com um efetivo de sete oficiais e uma viatura para dar suporte a qualquer tipo de ocorrência. Quem marcou presença para garantir a tranquilidade do evento foi a Polícia Civil que contou com efetivo de 14 pessoas e uma delegacia itinerante, que não registrou nenhum incidente grave durante o evento.
No posto médico montado na Caueira, mais de 10 profissionais, dentre eles médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, estiveram de plantão para atender as ocorrências. O posto montado na arena da festa contou com a parceria entre a Prefeitura municipal de Itaporanga D’Ajuda e Samu. “Nós temos o suporte de duas viaturas do Samu e duas ambulâncias da prefeitura”, completou Marleide dos Santos, coordenadora do Posto Médico montado na Caueira.
Quando o assunto é saúde, vale destacar o trabalho da Vigilância Ambiental, órgão da Secretaria de Estado da Saúde que também esteve presente para garantir a higiene das 30 barracas montadas na praia da Caueira, que comercializaram bebidas e comidas durante o evento. “Todos receberam treinamento e cumpriram as normas que foram passadas para eles. Atenderam bem as exigências”, declarou Alexsandro Bueno, gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, uma das parceiras do Verão Sergipe.
Saldo positivo
Para a secretária Eloisa Galdino Saldo, o saldo do Verão Sergipe 2012 foi muito positivo. “Mais uma vez o evento cumpriu o seu objetivo que é de promover a cultura e formar plateia para a cultura sergipana. E terminar aqui na Caueira, que recebe essa grande festa pela quinta vez, tem sempre um significado especial. Que venha 2013!”.
O Verão Sergipe é uma iniciativa do Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria da Cultura (Secult), e apoio das Secretarias de Estado da Comunicação (Secom), do Turismo (Setur) e do Esporte e Lazer (Seel). Conta também com a parceria das secretarias da Segurança Pública (SSP), da Saúde (SES), da Infraestrutura (Seinfra) e Planejamento (Seplag). O Banco do Estado de Sergipe (Banese) patrocina o evento e apoio cultural da Ambev e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).