Stankovic é a experiência sérvia em campo
A primeira partida do Grupo D da Copa do Mundo será jogada logo mais sob forte simbolismo patriótico. Às 11 horas deste domingo, no estádio Loftus Versfeld, em Pretória, a Sérvia entrará pela primeira vez em campo em Mundiais como nação independente. Seu adversário será Gana, que se incumbiu, juntamente com África do Sul, Nigéria, Argélia, Camarões e Costa do Marfim, de tentar levar pela primeira vez o continente africano às semifinais do torneio.
As duas seleções são unânimes num pensamento: apesar de o jogo estar marcado para uma das capitais sul-africanas, Gana atuará em casa e com as vuvuzelas a seu favor. “Não será um campo neutro para a gente, será como atuar fora de casa. Mas já estamos acostumados a esse tipo de situação”, disse o atacante sérvio Marko Pantelic.
O time ganês entra no Mundial desfalcado de seu principal jogador, o volante Essien, do Chelsea, cortado devido a uma lesão no joelho. Em compensação, deverá contar com o meia-atacante Muntari, da Internazionale, que se recuperou da contusão muscular que o afastou dos últimos amistosos preparatórios.
Já a Sérvia quer apagar a má impressão deixada na Copa da Alemanha quando, jogando como Sérvia e Montenegro, quando ficou em último lugar, com três derrotas e 10 gols sofridos em três partidas. “É a primeira vez que estamos representando a Sérvia como um país independente numa Copa do Mundo e sabemos da nossa responsabilidade. Só quero voltar para casa de cabeça erguida”, disse o meia Stankovic, que atua na Internazionale.
As duas seleções enfrentaram-se apenas uma vez na história, em 1997, na Coreia do Sul. A Sérvia, que ainda ostentava o nome de Iugoslávia, venceu por 3 a 1.
FICHA TÉCNICA:
Sérvia – Stojkovic; Ivanovic, Branislav, Vidic e Lukovic; Krasic, Stankovic, Milijas e Jovanovic; Zigic e Pantelic. Técnico – Radomir Antic.
Gana – Kingson; Pantsil, Mensah, Mensah e Addy; Annan, Asamoah, Appiah (Muntari) e Boateng; Gyan e Tagoe. Técnico – Milovan Rajevac.
Árbitro – Héctor Baldassi (ARG).
Horário – 11 horas (de Brasília).
Local – Estádio Loftus Versfeld, em Pretória.
