Skip to content

Estão abertas até 30 de abril as inscrições para a edição 2024 do Programa Jovem Senador

  • Home
  • Blog
  • Roberto Lopes
  • Estão abertas até 30 de abril as inscrições para a edição 2024 do Programa Jovem Senador

Blog

Estão abertas até 30 de abril as inscrições para a edição 2024 do Programa Jovem Senador

Estão abertas até 30 de abril as inscrições para a edição 2024 do Programa Jovem Senador. A inscrição se dá com o envio das redações selecionadas pelas escolas participantes às secretarias de Educação de seus estados e do Distrito Federal. O tema da redação deste ano é “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.

Por meio das redações, o programa seleciona a cada ano 27 estudantes de ensino médio de escolas públicas, que passam uma semana em Brasília conhecendo o Senado e vivenciando a experiência de atuarem como senadores. Outras informações estão disponíveis no site senado.leg.br/jovemsenador

O Programa Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Participam estudantes do ensino médio da rede pública estadual selecionados por meio de concurso de redação, com temas sociais e políticos, sob responsabilidade de efetivação das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Estudantes que obtêm a primeira colocação no concurso, bem como seu professor orientador, são habilitados a participarem das simulações em Brasília.

O Senado custeia todos os gastos necessários para a execução do programa: despesas de deslocamento, seguro viagem, hospedagem, alimentação e traslado para estudantes e professores. O objetivo é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, bem como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado. O programa funciona por meio de simulação no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa.

Fonte: Agência Senado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também