Com a aprovação da licença prévia ambiental aprovada pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), na última segunda-feira (3), o Estaleiro Eisa Alagoas S/A participará do processo de licitação da Petrobras, com previsão para acontecer no final do mês de maio.
O Grupo Sinergy dará entrada nesta semana para a concorrência da Petrobras, pois aguardava apenas a aprovação da licença prévia, que era o único documento que faltava para garantir a participação do Eisa Alagoas. A licitação correspondia a sete sondas de perfuração, utilizada em plataformas, mas a Petrobras já anunciou que serão quatro lotes de sete sondas, sendo o total de 28 sondas. Cada sonda corresponde ao valor aproximado 750 milhões de dólares, num total aproximado de R$ 9 bilhões de investimento da Petrobras.
Os empresários do setor naval brasileiro estão com boas expectativas, pois essa licitação deve determinar que o estaleiro vencedor de um lote não participe da concorrência dos outros restantes, dando maior possibilidade de vencer.
“O Eisa Alagoas vencendo a licitação da Petrobras inicia a construção com o pé direito, pois já fica com um conjunto de encomendas nos primeiros anos de funcionamento do estaleiro”, disse o secretário. Ele ainda explica que agora o Governo do Estado aguarda a liberação da licença de implantação para o início das obras de construção civil do estaleiro. “No acompanhamento do projeto e em reuniões, entendemos que essa licença deve ser liberada entre 90 e 180 dias”, avalia o secretário.
