Estagiários e menores aprendizes da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) receberam, nesta terça-feira (28), funcionários da Coordenação da Saúde do Sesc Alagoas para participar de uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis. O encontro foi realizado com auxilio da Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da pasta e teve como intuito levar conhecimento para os membros da instituição.
Na ocasião, as palestrantes e monitoras do Sesc, Jéssica Conceição e Gicelia Vieira, abordaram sobre os vários tipos de doenças e seus respectivos sinais e sintomas, assim como os métodos de prevenção e tratamento. Entre as doenças abordadas no encontro, estão cancro (mole e duro), donovanose, linfogranuloma venéreo, sífilis, herpes, condiloma (HPV), clamídia, gonorréia, hepatites e HIV/AIDS.
Segundo as monitoras, apesar de ainda ser considerado tabu para a sociedade, o tema é de fundamental importância para que os jovens consigam alcançar um bom desenvolvimento social e pessoal.
“Sabe-se que ainda há uma resistência sobre o assunto. Aproveitamos o encontro para retirar algumas dúvidas e explicar que essas doenças compreendem um conjunto de infecções distintas que têm em comum o fato de serem transmitidas pelo contato sexual”, explica Jéssica Conceição.
Atualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, existem mais de 630 mil casos de pessoas infectadas com doenças sexualmente transmissíveis no país. Além disso, estima-se que 400 mil pessoas ainda não sabem que possuem o vírus da Aids.
“É fundamental que se fale em DST/AIDS, das formas de prevenção e de contágio, principalmente em ambientes como esse, que tem um grande número de jovens. É evidente que o preconceito vem da falta de conhecimento sobre o assunto. A interação dos estagiários foi muito importante para o sucesso da palestra”, explicou a secretária adjunta de Modernização e Controle de Metas, Cristina Farias.
Para a estagiária Jéssica Braz, 20, o encontro foi bastante interessante e serviu para retirar algumas dúvidas e desmistificar afirmações que existem sobre o tema.
“Acredito que todos conseguiram esclarecer alguns questionamentos. Particularmente, acho muito proveitoso quando acontecem esses encontros. Vivemos em uma época que há muita informação e, quase sempre, algumas são erradas. A oportunidade de esclarecimento foi ótima”, ressalta Jéssica Braz.
Além desse encontro, a Seplag planeja novos momentos de integração. A expectativa é que nos próximos meses os estagiários se reúnam novamente para discutir e debater novos assuntos.